Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:30:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:30:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556837-
Descrição: dc.descriptionMathematics used outside of the school may be considered as a process of ethnomodeling rather than a mere process of manipulation of numbers and procedures. The application of ethnomathematical techniques and the tools of modeling allow us to see a different reality and give us insight into mathematics done in a holistic way. In this perspective, the pedagogical approach that connects the cultural aspects of mathematics with its academic aspects is denominated ethnomodeling, which is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part of the students’ reality. ____________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionRESUMO: A matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos.-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsTodos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomodeling-
Palavras-chave: dc.subjectHolistic-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectModeling-
Título: dc.titleEthnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.-
Título: dc.titleA etnomodelagem como uma ferramenta pedagógica para o programa etnomatemática.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.