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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Menezes, William Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Quintino, Sara Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:30:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:30:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3575 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556684 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, propomos um estudo sobre os processos discursivos de inscrição e representação da obra Cartas Chilenas na história oficial da nação como discurso constituinte do mito da Inconfidência Mineira. Esse estudo comporta três níveis de análise: (I) abordagem conceitual em torno das relações entre memória e discurso dirigida para a apreensão das memórias discursivas subjacentes às sátiras coloniais como acontecimento discursivo que irrompe de práticas sociodiscursivas específicas do período; (II) elaboração teórica em torno dos principais mecanismos discursivos inerentes à prática de representação da memória cultural da Região dos Inconfidentes que atendia às finalidades políticas do governo republicano, em consonância com os institutos históricos, de estabelecer um projeto de nação que promovesse o sentimento de pertencimento entre os indivíduos; (III) análise retórico-discursiva de Cartas Chilenas voltada para o exame enunciativo das formas de interação entre os sentidos estabelecidos pela tradição republicana e aqueles que o discurso das sátiras sustentam no interior de seu arranjo retórico. Tal percurso teórico-analítico foi delineado segundo o conjunto de elaborações desenvolvidas no campo do discurso, em especial da Teoria Semiolinguística, considerando também seus possíveis diálogos com os estudos culturais e historiográficos. A reflexão central incide sobre a relação entre memória discursiva e memória cultural que foi posta em evidência no desenvolvimento da noção de “jogo mnemônico” e de seus desdobramentos no plano da representação discursiva. __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: Ce mémoire propose une étude autour des processus d’inscription et de représentation discursives de l’oeuvre Cartas Chilenas dans l’histoire officielle de la nation. L'oeuvre incarne les mythes sur les révoltes brésiliennes contre la couronne portugaise dans l’État de MinasGerais, connue comme l'Inconfidência Mineira. L’étude comporte trois niveaux d’analyse: (I) l’approche conceptuelle autour du rapport établi entre mémoire et discours, orientée versl’assimilation des mémoires discursivessous-jacentes aux satyres coloniales, événement historique dont l’origine est dans les pratiques socio-discursives spécifiques à l’époque; (II) l’élaboration théorique tout autour des principaux mécanismes discursifsintrinsèques à la pratique de répresentation de la mémoire culturelle de La Région des Inconfidentes. Cette pratique obéissait aux intérêts politiques Du gouvernement républicain, en accord avec les instituts historiques, don’t l’objectif etáit clair: mettre en vigueur un projet de nation responsable de promouvoir le sentiment d’appartenance chez les individus; (III) l’analyse réthorique-discursive desCartas Chilenas est consacrée à l’éxamen énonciatif des formes d’interaction entre les sens établis par la tradition républicaineet par ceux que le discours des satyres soutiennent à l’intérieur de leur arrangement réthorique.Le parcours théorique et analytique ici proposé a été conçu d'après l’ensemble des élaborationsdéveloppées dans le domaine du discours. Notamment en ce qui concerne le champ de la Théorie Sémiolingüintique de façon à aussi considérer son dialogue avec les Études Culturelles et l’Historiographie. Notre réflexion se penche encore sur la corrélation entre mémoire discursive et mémoire culturelle mise en évidence à travers le développement de la notion de “jeu mnémonique”, ainsi que son dépliement dans le plan de la représentation discursive | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 30/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartas chilenas | - |
Título: dc.title | Um estudo discursivo de Cartas Chilenas: construção retórica e representações da memória. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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