Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Hércules Tolêdo | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Rosângela Márcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:30:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:30:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3551 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556670 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em alfabetizar letrando. Nossos referenciais teóricos baseiam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, Formação e Profissão Docente, é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. A entrevista contemplou questões relacionadas à prática pedagógica de alfabetização e letramento e a recepção dos pais em relação aos projetos literários desenvolvidos na escola. A análise dos dados evidencia uma tensão entre ensinar o código linguístico e trabalhar com textos de circulação social. Os resultados apontam, também, para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma escolarização adequada da literatura. __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: The general objective of this research is to investigate and expand the dialogue about what effectively changes in pedagogical practice and in the classroom when we discuss teaching literacy in its different meanings. Our theoretical references are based on studies about literacy and its different meanings, based and developed by researchers in the field. We also based ourselves on the consecutive studies related to the development of different forms of literacy, such as literary literacy. The current investigation, linked to the line of research School Institution, Training and Teaching Profession, is the result of a qualitative research, using case study as a procedure and it was carried out in a public school in the municipality of Ouro Preto – MG. Methodologically, this study was developed through classroom observation in a group of six-year-old students and semi-structured interviews done with the teacher, their parents and six students from the group observed. The interview covered questions related to the pedagogical practice in literacy and the reception of the parents in relation to literary projects developed in the school. The analysis of the data shows a tension between teaching the linguistic code and working with texts of social circulation. The results also point to literary literacy situated practices which consist the axis of teaching literacy (in its different meanings) to the group of students observed, forming a community of active and autonomous readers, based on an adequate teaching of literature. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 16/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Título: dc.title | Alfabetizar letrando: mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: