Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Tiago Garcia de Senna | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Igor Muzetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:30:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:30:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3512 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556626 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Por meio de estudos de caso, este trabalho analisa os desafios envolvidos no desenvolvimento de software inovador em universidades públicas brasileiras. Nestes estudos de caso, um processo ágil de desenvolvimento de software foi customizado e implantando em três laboratórios de pesquisa e inovação em computação. Métricas de desempenho, qualidade e bem estar dos colaboradores foram coletadas ao longo de dois anos. A análise destes dados evidencia que estudantes de graduação são recursos capazes de colocar em risco o sucesso de projetos de software. Porém, também evidencia que, por meio de processos de desenvolvimento bem definidos, eles são capazes de desenvolver e manter projetos de longo prazo. Além disto, a análise confirma que combinar práticas de diferentes processos de desenvolvimento pode trazer melhoria à produtividade e à qualidade dos projetos. Especificar estórias de usuário e cenários de testes segundo o Behavior Driven Development mantém a equipe animada e satisfeita porque esclarecem ao desenvolvedor quais são os critérios de aceitação do cliente. As práticas do Test Driven Development reduzem substancialmente os efeitos da rotatividade e capacitação apenas parcial dos graduandos. Utilizar artefatos formais e mensuráveis favorece o acompanhamento dos projetos e não compromete a agilidade do processo de desenvolvimento. Utilizar ciclos de desenvolvimento de duração fixa e formado por iterações curtas mantém a equipe focada e promove a adaptação dos produtos às necessidades do cliente. Hierarquizar a equipe confere maior escalabilidade ao processo. A discussão coletiva das métricas de desempenho e qualidade, ao longo do desenvolvimento dos projetos, promove a auto-organização das equipes. __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: Through case researches, this research explores the challenges involved in developing innovative software in Brazilian public universities. In these case studies, an agile software development process has been customized and deployed in three laboratories for research and innovation in computer science. Metrics of perfomance, quality and well-being of collaborators were collected over two years. Analysis of these data shows that undergraduates are capable to impair the success of software projects. However, it also shows that, through well-defined development processes, they are able to develop and maintain long-term projects. Moreover, the analysis confirms that combine practices of different development processes can bring improvements to productivity and quality of projects. Specify user stories and scenarios for testing according to the Behavior Driven Development maintains a lively and happy team because clarifies the developer what are the criteria for customer acceptance. The practice of Test Driven Development reduces the effects of turnover and partial training of undergraduates. Using formal and measurable artifacts favors the monitoring of projects and doesn’t compromise the agility of the development process. Use development cycles of fixed duration and comprising of short iterations keeps the team focused and promotes the adaptation of products to customer needs. Hierarchize the team provides greater scalability to process. The collective discussion of performance metrics and quality throughout the development of the projects, promotes the self-organizing teams. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 18/03/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | processos | - |
Título: dc.title | Desenvolvendo software inovador em universidades públicas: adaptando processos ágeis para a realidade de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: