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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Henor Artur de | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Marcela Assunção | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:29:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:29:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3470 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556579 | - |
Descrição: dc.description | A qualidade ambiental interna de uma edificação está diretamente relacionada a uma resposta adequada aos condicionantes climáticos do local onde a edificação estiver inserida. As condições de conforto e também estética de um dado ambiente construído podem influenciar no desempenho das atividades ali exercidas pelas pessoas. Considerando-se espaços escolares estas relações do usuário com o ambiente têm um caráter ainda mais importante já que podem refletir diretamente no processo de aprendizado. Neste trabalho avalia-se o ambiente térmico das salas de aula da Universidade Federal de Ouro Preto, especificamente na Escola de Minas, no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas e no Bloco de Salas, investigando-se a percepção dos usuários. A investigação é realizada por meio da aplicação de questionários e medição das variáveis ambientais in loco, simultaneamente, ao longo dos meses de junho, julho e setembro de 2011. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente, utilizando o cálculo do desvio padrão a partir das médias de temperatura operativa e umidade relativa, obtendo-se os limites de conforto para a população em estudo. No período estudado, no qual a faixa de temperatura do ar externo foi de 16,0°C à 24,0°C aproximadamente, obtém-se uma percentagem de aproximadamente 75% de satisfeitos com o ambiente térmico. Nos prédios da Escola de Minas e do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas parte dos problemas, em relação ao ambiente térmico, foi solucionado com a instalação de brises, películas insulfim nas vidraças e cortinas, nas fachadas com maior insolação. No caso do prédio do Bloco de Salas, para o qual nenhuma solução foi pensada, foi proposto um retrofit englobando a instalação de brise soleil móvel e o aumento da vegetação de médio porte do entorno imediato, evitando insolação direta na fachada envidraçada, dentre outras estratégias. __________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSATRACT: The interior environmental quality of a building is directly linked to a climate conditioning of a venue where the building is in. The comfort conditions and also asthetics of a certain built environment can influence the way the activities performed by people in it are developed. Considering educational areas, those relations of the user with the environment have a more important role, once they can directly reflect in the learning process. In this work, the classrooms’ thermal environment of the Federal University of Ouro Preto are assessed more specifically in the Minas School, in the Institute of Exact Sciences and Biological and in the Block of Rooms where the perception of the users are investigated. The investigation is realized through questionaries and alongside measurement of the environment’s variables in site during the months of June, July and September, 2011. The obtained results are statistically treated, using the calculation of the Standard Deviation from the operative and humidity averages, getting the comfort limits for the studying populations. In the studied period in which the temperature range of the outer air was approximately between 16 C and 24 C, it is obtained a percentage of approximately 75% of satisfied people with the thermal environment. In the premises of the Minas School and the Institute of Exact Science and Biological, part of the problems related to the thermal environment was solved with the installation of brises, skin insulfilm in the windows and curtains in the façades with more insolation. In the case of the Block of Rooms, for which no solution was thought, it was proposed a retrofit , encompassing the installation of mobile brisesoleil and the expansion of the medium vegetation of the immediate surroundings, avoiding direct insolation in the glazed façade, among other strategies. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 10/02/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conforto térmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - edifícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-ocupação - arquitetura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios – propriedades térmicas | - |
Título: dc.title | Avaliação das condições de conforto térmico nas salas de aula do campus morro do cruzeiro da UFOP. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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