Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues Júnior, Adail Sebastião-
Autor(es): dc.creatorSoares, Jaciara Pizzatti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:29:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:29:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556552-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa, situada na interface entre a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978, 1977/2002; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e os estudos sobre o discurso da sala de aula sob o viés funcionalista (CHRISTIE, 2002; SCHLEPPEGRELL, 2001, 2006), tem como objetivo geral investigar as avaliações presentes nas práticas discursivas de uma professora de Língua Inglesa do ensino médio da rede pública de ensino de Ouro Preto, Minas Gerais, quando eminteração com seus alunos, com o propósito de mapear, categorizar e interpretar suas concepções, materializadas em seu discurso, acerca dos usos do livro didático de Língua Inglesa, no microcontexto de sua sala de aula. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativo-descritiva e de caráter interpretativista (MOITALOPES, 1994), faz uso de ferramentas etnográficas (GREEN; BLOOME, 1997; RODRIGUES-JÚNIOR, 2007; 2012) para a coleta dos dados. As análises tiveram como foco o discurso oral produzido pelos colaboradores da pesquisa, registrado por meio da filmagem dos eventos de fala que ocorreram no microcontexto da sala de aula investigada. Esses dados, após transcrição, constituíram o corpus desta pesquisa, o qual foi analisado com base na teoria de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007). A ênfase das análises recaiu sobre o aspecto semântico-discursivo das avaliações de atitude da professora, materializadas nas interações entre professora e alunos. As análises evidenciaram apenas ocorrências de apreciação, indicando que esse subsistema formou a base do mapeamento atitudinal da professora em relação ao livro didático e seus usos. Além disso, as análises mostraram que, à medida que utilizava o livro didático em suas aulas, a professora construiu um perfil atitudinal de apreciação negativa nas interações com seus alunos. Através da análise da atitude avaliativa a pesquisa tentou demonstrar como a análise semântico-discursiva contribuiu para revelar as concepções da professora em relação aos usos do livro didático e seu papel na constituição de seu fazer pedagógico. ___________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This study addresses the linguistic constructions of appraisal of a teacher of English as Foreign Language in interaction with her students, having as the axis of analysis the uses of a textbook in her classes. In order to pursue this, in this study I have mapped, categorized and interpreted the teacher’s conceptions, present in her discursive production, of how reliable was the textbook for teaching and learning English in a specific context: high school level students from an educational public system in a Brazilian small town. The methodology adopted was based on a descriptive and qualitative ground, oriented by an interpretativistic approach (MOITALOPES, 1994), whose procedure also followed an ethnographic orientation (GREEN; BLOOME, 1997; RODRIGUES-JÚNIOR, 2007; 2012) for collecting the data. The focus of analysis was the speech events of the microcontext of the classroom in which the linguistic and discursive productions of the teacher in interaction with her students could be filmed by the researcher. The data was then analyzed through the lens of Appraisal System, developed by Martin and White (2005). The emphasis was the investigation of the evaluative attitudes of the teacher, that emerged from her discursive interactions with the students, towards the uses of the textbook as a resource for teaching and learning the target language. The analyses have shown that the great majority of the linguistic elements of evaluation that the teacher produced relied on the subsystem of appreciation, which seemed to be the most relevant linguistic resource to form the teacher’s attitudinal behavior in relation to the uses of the textbook in her classes. More specifically still, the analyses have also demonstrated that the more the teacher expressed her appreciation towards the uses of the book, the more she construed a negative evaluation of it. This finding indicates that Appraisal can be a rich linguistic resource to unveil how the interactants’ classroom discourses adopt particular standpoints concerning the textbook in use and its role for helping the teacher construe her own view or conception of teaching.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 08/01/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educaciona-
Palavras-chave: dc.subjectSalas de aula-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa – estudo e ensino-
Título: dc.titleRepresentações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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