Formas de ler e aprender com a história no Brasil joanino.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Valdei Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:29:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:29:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/3358-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556488-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo é apresentado um panorama dos significados e da variedade da escrita da história no Brasil nas primeiras décadas do século XIX. Demonstra-se que a chegada da família real em 1808 serviu como estímulo para o desenvolvimento de novas formas de compreender a história local, em especial pela produção de narrativas ilustradas, as quais teriam depois um importante papel no debate instaurado com o processo de Independência. ___________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This article examines the meanings and varieties of the writing of history in Brazil during first decades of 19th century. We demonstrate that the arrival of the Portuguese Royal family in 1808 stimulated the development of new enlightened narratives to understand the Brazilian history. These same enlightened narratives will play a central role during the debates concerning Brazilian independence in 1822.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsO direito autoral volta para o autor após um ano da publicação. Fonte: Acervo <http://revistaacervo.an.gov.br/seer/index.php/info/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 12 Ago. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Título: dc.titleFormas de ler e aprender com a história no Brasil joanino.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.