Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Walnório Graça | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Rodrigo Silveira | - |
Autor(es): dc.creator | Frasson, Antônio Manoel Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Mansur, Webe João | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Ricardo Azoubel da Mota | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:29:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:29:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/3374 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556482 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem o objetivo de propor aos professores dos cursos de engenharia civil e mecânica a apresentação pedagógica de números complexos aos seus alunos. Inicia-se com a história do número complexo, a origem da equação de Euler, e resolve-se a equação de movimento de um sistema massa-mola com um grau de liberdade, dotado de amortecimento viscoso, utilizando-se números complexos. Isso facilita a solução da equação de movimento, pois a equação diferencial se transforma numa equação algébrica. É uma abordagem didática, que visa despertar o interesse dos alunos de engenharia civil e mecânica pelos números complexos. Finalmente, aplica-se a presente formulação a um caso prático da engenharia estrutural. _________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: The present article has the objective of proposing to professors of civil and mechanical engineering courses the pedagogical presentation of complex numbers to their students. It begins with the history of complex numbers, the origin of Euler’s equation, and the equation of movement of a massspring system with one degree of freedom, with viscous damping, using complex numbers. This makes it easier to solve the equation of movement, because the differential equation is turned into an algebraic equation. It is a didactic approach, which aims to instigate the interest of civil and mechanical engineering students. Finally, the presented formulation is applied to a practical case of structural engineering. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Revista de Ensino de Engenharia em 12/09/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números complexos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dinâmica estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino na engenharia | - |
Título: dc.title | O número complexo e seu uso na engenharia civil. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: