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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mendes, Cláudio Lúcio | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Dayana Uchaki de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:29:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:29:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/3292 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556428 | - |
Descrição: dc.description | O tema desta investigação é a produção de uma subjetividade universalista pela educação escolar da modernidade. Por meio de uma problematização analítica das obras de Jon Amos Comenius (1592-1670) são investigadas as práticas do método pedagógico proposto pelo pedagogo e empregadas na reforma educativa das escolas europeias do século XVII. Com base em diversos autores, partiremos do pressuposto de que a obra de Comenius condensou praticamente todos os saberes sobre a educação dos séculos XVI e XVII, representando hoje a síntese fundacional, o grau zero da Pedagogia. Desse modo, pensar a partir dos textos de Comenius é assumir a posição de que a proposta pedagógica comeniana instaurou uma série de dispositivos sem os quais é impensável pensar a maior parte das mais atuais posições pedagógicas. Com o subsídio teórico de Michel Foucault, acerca da constituição ética dos sujeitos, e tendo como fonte de análise dois documentos textuais – Didática Magna e Pampaedia –, tomamos como objetivo precípuo compreender a produção de certo tipo de sujeito pedagógico, que cunhamos sujeito universal. Para tanto, serão utilizadas duas categorias analíticas forjadas para pensar o método pedagógico comeniano enquanto uma tecnologia de subjetivação: os princípios de ordenamento e os princípios de homogeneização, observadas na organização escolar, na didática, na forma das estratégias de conformação de condutas e prescrições morais. Diante disso, perguntamos: o que seria essencial para o sujeito da educação escolar no século XVII, exposto nos documentos analisados? Qual seria a “substância ética” do sujeito dessa pedagogia? __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | RÉSUMÉ: Le thème de cette investigation est celui de la production d’une subjectivité universaliste par l’éducation escolaire da la modernité. Par le moyen d’uneproblématisation analitique des ouvrages de Jon Amos Comenius (1592 - 1670), les pratiques du méthode pédagogique proposé par le pédagogue et employées dans la réforme éducative des écoles européens du 17ème siècle. En utilisant des divers auteurs, on partira du préssuposé que l’ouvrage de Comenius a condensé pratiquement tous les savoirs sur l’éducation des seizième et diz-septième siècles et répresente aujourd’hui la synthèse fondatrice, le zéro degré de la Pédagogie. De cette façon, penser à partir des textes de Comenius est, ici, prendre une position dans laquelle la proposition pédagogique comenienne a instauré une série de dispositifs sans lequels penser la majorité des positions pédagogiques actuelles est impensable. Avec le subside théorique de Michel Foucault sur la constituition éthique - des sujets et en utilisant comme source d’analyse deux documents textuels - Didactica Magna et Pampaedia - on a prend comme objectif principal la comprehension de la production d’un certain type de sujet pédagogique, qu’on a nommé de sujet universel. Pour en faire, on ira utiliser deux catégories analytiques forgées pour comprendre le méthode pédagogique comenienne comme une techonologie de subjectivasation: les principes de commande et les principes de homogénéisation dans l’organisation scolaire, dans la didatique et dans les formes des stratégies de conformité de conduites et prescriptions morales. Devant cela, on pose la question: quoi serait-il essentiel pour le sujet de l’éducation scolaire du dix-septième siècle exposé dans les documents analysés? Quoi serait-il la “substance étique” du sujet de cette pédagogie? | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sujeito universal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comerius | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção - sujeito | - |
Título: dc.title | A produção do sujeito universal na educação. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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