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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Erisvaldo Pereira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Elenice Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:29:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:29:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/3192 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556427 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada em dez escolas municipais situadas na área urbana, no distrito e na zona rural de Viçosa/Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo principal produzir subsídios críticos e práticos para a formulação de políticas de formação de professores sob a perspectiva de respeito à diversidade e valorização da pluralidade cultural e de questões étnico-raciais, tais como o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, por ter uma variedade de fontes de informação, sendo que esses dados foram coletados em diferentes momentos da pesquisa. A referida coleta de dados foi realizada através de um questionário fechado e de entrevistas semi-estruturadas, com um conjunto de questões iniciais que foram se ampliando durante sua realização. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas 20 (vinte) professoras e coordenadoras pedagógicas, sendo duas por escola. As entrevistadas nos mostraram como as escolas onde trabalham estão se organizado para implementação da Lei nº10.639/03. Constatamos que há uma iniciativa por parte dos docentes em trabalhos isolados e em cursos sobre história e cultura afro-brasileira e africana oferecidos pela Secretaria de Educação junto à UNEGRO. Evidenciou-se que, apesar do esforço da Secretaria à implementação da Lei, esta ainda não é uma realidade nas escolas. Através dos depoimentos conseguimos obter alguns subsídios pedagógicos revelados pelos próprios sujeitos da pesquisa, tais como: projeto da Consciência Negra; recursos audiovisuais; leitura de livros e trabalhos acadêmicos; produções cinematográficas; manifestações de cultura popular (a capoeira, samba de roda, maculelê) e a música. __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This work results from a survey conducted in ten public schools located in the urban area and a rural district of Viçosa / Minas Gerais. The research aimed to produce critical information and practical tools for formulating policies for teacher education from the perspective of respecting diversity and valuing cultural diversity, ethnic-racial issues such as the teaching of Afro-Brazilian culture and history and African. The methodology followed a qualitative approach in the form of case study, having a variety of sources of information and data collected at different times of the study. Data collection was conducted through a questionnaire enclosed and semi-structured interviews with a set of initial questions that have been widening during its realization. The interviews were recorded and transcribed. For the research were interviewed twenty (20) teachers and pedagogical coordinators, two per school, which showed us how the schools where they work are organized to implement the Law. 10.639/03. We note that there is an initiative on the part of teachers in isolated studies and courses on history and culture african-Brazilian and African offered by the Education Department with the UNEGRO. It was evident that despite the efforts of the Secretariat to implement the Act, this is still not a reality in schools. Through the testimonies can get some subsidies teaching revealed by the research subjects as: project Black Consciousness; audiovisual resources, reading books and academic papers; film productions; manifestations of popular culture (capoeira, samba de roda, maculelê) and music. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Título: dc.title | As questões étnico-raciais e o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana no contexto de escolas municipais da cidade de Viçosa/ MG. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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