Práticas discursivas e práticas sociais nas Minas oitocentistas: um estudo de anúncios publicitários e da memória sociodiscursiva de Ouro Preto e Mariana.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMenezes, William Augusto-
Autor(es): dc.creatorInácio, Alice Meira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:29:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:29:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/3145-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556365-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, propomos estudar o gênero anúncio publicitário impresso, prática social e discursiva que se desenvolveu nas províncias brasileiras após a chegada da imprensa no Brasil. Realizaremos mais especificamente um estudo de anúncios publicitários oitocentistas impressos, presentes em periódicos de Ouro Preto e de Mariana, a fim de investigarmos como e com quais características esta prática discursiva e social se inseriu e se desenvolveu na província mineira e, por meio deste estudo, investigarmos quais resquícios de memória sociodiscursiva destas duas cidades históricas estão inscritos nos anúncios publicitários que compõem o corpus de pesquisa. Para realizarmos a investigação proposta, adotaremos os procedimentos teóricos e metodológicos da teoria semiolinguística do discurso propostos por Charaudeau (2008) e buscaremos estabelecer um diálogo desta teoria com teorias advindas de campos de estudos que debatem questões sobre práticas discursivas, práticas sociais e memória sociodiscursiva. Através dos resultados desta pesquisa, pretendemos trazer contribuições para os estudos discursivos, para as diversas áreas de conhecimento que tangenciam com os estudos de Linguagem e também ampliar o nosso conhecimento a respeito do patrimônio discursivo das cidades de Ouro Preto e de Mariana. __________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionRÉSUMÉ: Dans ce travail, nous proposons d’étudier le genre annonce publicitaire imprimée, la pratique sociale et discursive qui s’est développée dans les provinces brésiliennes après l’arrivée de la presse au Brésil. Nous allons réaliser, plus spécifiquement, une étude d’annonces publicitaires imprimées datant du XIXe siècle présentes dans des périodiques d’Ouro Preto et de Mariana – dans la province de Minas Gerais – afin non seulement de vérifier comment et grâce à quelles caractéristiques cette pratique discursive et sociale s’est intégrée et développée dans la province «mineira», mais aussi d’examiner quelles traces de mémoire socio-discursive de ces deux villes historiques sont inscrites dans les annonces publicitaires composant le corpus de notre recherche. Pour réaliser ce projet, nous allons adopter les procédures théoriques et méthodologiques de la théorie sémio-linguistique du discours proposées par Charaudeau (2008). Nous allons également chercher à établir un dialogue entre ladite théorie et des théories découlant de champs d’études qui discutent des pratiques discursives, des pratiques sociales et la mémoire socio-discursive. Dans la suite des résultats de cette recherche, nous avons l’intention d’apporter des contributions aux études du discours et aux différents domaines du savoir touchant les études du langage. Nous souhaitons, de même, élargir nos connaissances par rapport au patrimoine discursif des villes d’Ouro Preto et de Mariana.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectCidades históricas-
Título: dc.titlePráticas discursivas e práticas sociais nas Minas oitocentistas: um estudo de anúncios publicitários e da memória sociodiscursiva de Ouro Preto e Mariana.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.