Restauração rodoviária usando asfalto modificado por polímero.

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Gilberto-
Autor(es): dc.creatorGusmão, Márcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:29:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:29:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/3296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556273-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de asfalto modificado por polímero em serviços de restauração rodoviária. O polímero modificador de asfalto utilizado foi o Terpolímero Elastomérico Reativo (RET), por apresentar facilidade de manuseio na incorporação ao ligante betuminoso. A metodologia utilizada constou de seleção de um trecho experimental na rodovia BR-116/MG, que foi subdividido em cinco segmentos com extensão aproximada de trezentos metros cada um, onde foram aplicadas camadas de reforços em concreto betuminoso usinado a quente utilizando asfalto modificado por polímero. Com intuito de se verificar a efetividade do teor de polímero nos parâmetros avaliados, foram utilizadosna confecção do concreto asfáltico, cimento asfáltico de petróleo - CAP 50/70, modificados com teores de polímeros de 0,5%, 1,0%, 1,5% e 2,0% em peso sobre o cimento asfáltico de petróleo, além de um segmento tilizando o cimento asfáltico de petróleo não modificado, para servir de parâmetro de comparação com os recapeados com polímero. Previamente à aplicação da massa asfáltica, foram efetuadas medidas das deflexões utilizando o equipamento Falling Wheight Deflectometer que foram usadas parao dimensionamento do reforço, e confeccionado o projeto do concreto betuminoso usinado a quente definindo as quantidades de cada agregado, o teor de betume e ascaracterísticas Marshall da mistura. A modificação do asfalto com a adição do polímero era realizada em tanques especiais no próprio canteiro de obras. Os controles tecnológicos da massa e do ligante obedeceram às prescrições constantes nas Normas e Especificações do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. Após a aplicação da camada de reforço, foram executadas medições de deflexões utilizando a viga Benkelman e retiradas amostras do revestimento asfáltico utilizando a sonda rotativa. Estas amostras foram submetidas aos ensaios de resistência à tração por compressão diametral, fadiga e módulo de resiliência, além obter-se a sua massa especifica. Os dados obtidos foram compilados e analisados, chegando-se à conclusão dasua superioridade em relação ao cimento asfáltico de petróleo puro, principalmente no aumento da vida de fadiga e na redução da deflexão do pavimento. __________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: The present document presents a study on use of polymer modified asphalts in highway recovery. Ease of handling to incorporate directly to the asphalt binder justified the application of the RET polymer (Reactive Elastomeric Terpolymer) in the present case. The field test started with the selection of an experimental section on BR-116/MG highway, subdivided into 5 minor segments, with about 300 m each, that were submitted to reinforcement layers’ applications of hot mix asphalt (HMA) using modified CAP 50/70 binder, with 0,5%, 1,0%, 1,5% and 2,0% of RET polymer. To enhance the comparison, it has been analyzed the effects of a layer with a non-modified binder (with 0% of RET) on another 300m segment. Before the application, the HMA reinforcement layers’ thickness and composition were defined and dimensioned, including Marshall characteristics of the mixture, each aggregate and binder. This task was accomplished using the measured deflections to the whole 1.500m section, obtained through a FWD (Falling Weight Deflectometer) measurement campaign. The RET polymer addition was done directly into selected tanks on asphalt plant site, according to rules and specifications used by Transportation Infrastructure National Department (DNIT). There has been made another deflection measurement, using Benkelman beam, and also extracted samples after the reinforcement layer application. These samples were tested to traction through diametric compression, with also fatigue and resilient module analysis and density determination.. The analysis of the obtained data suggest that the use of RET polymer modified asphalt run ahead to non-modified one.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAsfalto-
Palavras-chave: dc.subjectPolímeros-
Palavras-chave: dc.subjectTerpolímeros-
Palavras-chave: dc.subjectElastomérico-
Título: dc.titleRestauração rodoviária usando asfalto modificado por polímero.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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