Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Haroldo Gambini | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Rafael Antonio Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:28:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:28:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/3032 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556095 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta t écnicas de Programação Inteira (PI) para o problema da Competi ção Internacional de Escalonamento de Enfermeiras (INRC). A partir de uma formula ção compacta e monol tica onde a atual geração dos resolvedores executam de maneira nãoo satisfat oria, melhores estrat egias de gera c~ao de cortes e heur sticas primais s~ao propostas e avaliadas. Um grande n úmero de experimentos computacionais com estas t écnicas produziram os seguintes resultados: a otimalidade da grande maioria das instâncias foi provada, as melhores soluções conhecidas foram melhoradas em at e 15% e fortes limitantes duais foram obtidos. No esp rito da reprodu ção cient ífica, todo o c ódigo foi implementado utilizando a Infra-Estrutura Computacional para Pesquisa Operacional (COIN-OR). __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This dissertation presents Integer Programming (PI) techniques to tackle the problem of the International Nurse Rostering Competition (INRC). Starting from a compact and monolithic formulation on which the current generation of solvers performs poorly, improved cut generation strategies and primal heuristics are proposed and evaluated. A large number of computational experiments with these techniques produced the following results: the optimality of the vast majority of instances was proved, the best known solutions were improved up to 15% and strong dual bounds were obtained. In the spirit of reproducible science, all code was implemented using the COmputational INfrastructure for Operations Research (COIN-OR). | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação inteira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escalonamento de infermeiras | - |
Título: dc.title | Técnicas de programação inteira para o problema de escalonamento de enfermeiras. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: