Futebol arte, discursos à parte: exame discursivo de três diferentes jornais e seus respectivos contratos e estratégias na cobertura da copa 2010 em um país de terceiro mundo.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMenezes, William Augusto-
Autor(es): dc.creatorMendanha, Fernando França-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:28:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:28:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/2900-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/556023-
Descrição: dc.descriptionEm 2010, pela primeira vez, a Copa do Mundo FIFA de Futebol chegou ao continente mais pobre do planeta, na África do Sul, ganhando holofotes e despertando o imaginário de todo o mundo sobre o futebol e a cultura daquele país. Ao provocar sentimentos, avaliações, valores e discursos socioculturais tão distintos em relação às edições passadas do evento, o presente trabalho lança mão dos estudos da vertente Semiolinguística da Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, para uma abordagem específica. O objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar recortes discursivos com viés político-sociocultural construídos por três jornais – Folha de S. Paulo, A Bola e Jornal dos Desportos – de três diferentes países – Brasil, Portugal e Angola, respectivamente, – nos meses de antecedência e realização da Copa, a fim de responder a questões: quais as estratégias utilizadas e os discursos construídos sobre a África do Sul? Aos olhos dos jornais, a África do Sul tornou-se o foco desse evento ou manteve-se uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se a sede da competição como periferia do mundo desenvolvido? Para tanto, serão abordadas questões como construção do contrato comunicacional, estratégias discursivas e modos de organização do discurso, a fim de desvendar as finalidades discursivas dos textos que compõem o corpus de pesquisa. __________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: For the first time, in 2010, FIFA World Cup arrived in the planet‟s poorest continent, the South Africa, and this place became the focus of the world, arousing the imagination of every side of the world about the football and the culture of this country. By the creation of so many different feelings, evaluations, values and socio-cultural discourses in relation to the past editions of the event, this paper makes use of the Semiolinguística studies, part of the Discourse Analysis‟ scope, applying the views of Patrick Charaudeau, for a specific approach. The purpose of this research is to present and analyze discursive clippings with a social-cultural-political aspect presented by three newspapers – Folha de S. Paulo, A Bola and Jornal dos Desportos – from three different countries – Brazil, Portugal and Angola, respectively – in the previous months of FIFA World Cup‟s happening, in order to answer to the following questions: what are the strategies applied and the discourses built about South Africa? From the standpoint of the newspapers, did South Africa become the focus of this event or what was remained was a Eurocentric perspective, referring to the headquarters of the competition as a periphery of the developed world? To achieve this answers, in this research it will be approached subjects like the communication contract, discursive strategies and modes of discourse organization, in order to uncover the discursive purposes of the texts that comprise the corpus of this research.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Palavras-chave: dc.subjectÁfrica do Sul-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectCopa do mundo FIFA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectContrato comunicaciona-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias discursivas-
Palavras-chave: dc.subjectImaginários sócio-discursivos-
Título: dc.titleFutebol arte, discursos à parte: exame discursivo de três diferentes jornais e seus respectivos contratos e estratégias na cobertura da copa 2010 em um país de terceiro mundo.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.