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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Godefroid, Leonardo Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Toffolo, Rodrigo Vicente Bayão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:28:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:28:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/2817 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555993 | - |
Descrição: dc.description | As malhas dutoviárias são os principais veículos de transporte de minérios de ferro, petróleo e de seus derivados, etc. desde as regiões produtoras até os centros consumidores. O aumento da demanda energética tem incentivado a ampliação e a construção de novos minerodutos, oleodutos e gasodutos. A utilização de técnicas de soldagem permite a união destes tubos com confiabilidade e maior economia. A competitividade cada vez mais acirrada entre as diversas usinas siderúrgicas e também entre diferentes tipos de materiais continua promovendo o desenvolvimento de novos aços estruturais, como por exemplo, os aços microligados que atendam a crescentes requisitos de resistência mecânica e tenacidade. Outros aspectos igualmente desejáveis, como a supressão de tratamentos térmicos e melhor soldabilidade do produto, tornam essa evolução ainda mais complexa. Como a melhoria da soldabilidade do produto exige a minimização do teor de carbono do material, esses novos aços precisam dispor de outros mecanismos de endurecimento. Neste trabalho, dois diferentes aços microligados (ARBL), API X60 e X70, foram analisados e comparados em termos de microestrutura e propriedades mecânicas. Utilizou-se como metodologia a realização de ensaios laboratoriais - análise da composição química, análise metalográfica, ensaio de tração, ensaio de impacto, ensaio de tenacidade à fratura (CTOD) e fractografias dos corpos-de- prova. Concluiu-se que as diferenças observadas nas propriedades mecânicas dos dois aços levam a escolher o aço API-5L-X70 (aço de geração mais moderna), na construção de minerodutos, por possuir maior resistência mecânica, sem perda significativa da tenacidade __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: Pipelines are the main transport vehicle for iron ore, petroleum and petroleum products from productive areas to consumer centers. The increasing demand for energy has been stimulated the construction of news pipelines, oil and gas pipelines. The use of advanced welding techniques allows joining these pipes in a reliable and economic way. The fierce competition between different steelworks and between different alloy design approaches keep promoting the development of new micro alloyed structural steels, which must satisfy increasingly severe mechanical strength and toughness requirements. Other equally desirable aspects for these new materials are the suppression of heat treatments and better weldability, which makes this evolution even more complex. As weld ability improvement requires minimization of the carbon content of the steel, these new steels must include others hardening mechanisms. In this work, two different kind of micro alloyed steel (ARBL), X60 and X70, were analyzed and compared in terms of their micro alloyed structures and mechanical properties. The methodology used was based on some laboratory tests – chemical composition analyses, metallographic analyses, tension test, impact test, fracture toughness test – CTOD, fractograph of the specimens, using SEM. It was concluded that the differences observed between the mechanical properties of these two kinds of steels led us to choose the steel API X70 (more modern steel-generation) in the projects of ore pipelines, due to its better mechanical resistance, with no significant loss of toughness | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ligas de aço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minérios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laminação metalurgia | - |
Título: dc.title | Estudo comparativo dos aços microligados API-5L-X60 e API-5L-X70, usados para confecção de tubos, quanto à tenacidade à fratura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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