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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Costa, Adilson Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.creator | Altera, Francisco de Asssis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:27:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:27:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/2630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555746 | - |
Descrição: dc.description | Os custos com reparos e substituições de peças, que são submetidas a trabalhos que proporcionam desgastes dos mesmos significam elevadíssimos gastos para as empresas. Para a maioria das peças, os testes de campo geralmente são caros para serem desenvolvidos, além de necessitarem de um longo tempo para serem completados. A partir do momento que se notou a necessidade do desenvolvimento de materiais com maiores resistências ao desgaste, começaram a ser feitas várias pesquisas na área de desgaste abrasivo. O desgaste abrasivo tem sido definido como o deslocamento de material causado por partículas ou protuberâncias de elevada dureza onde estas partículas ou protuberâncias são forçadas contra e ao longo de uma superfície sólida. De acordo com trabalhos realizados, pode-se concluir que existe uma grande variedade de parâmetros que influenciam os mecanismos de desgaste de maneira geral. Neste trabalho estudou-se o coeficiente de atrito bem como a resistência ao desgaste por abrasão em dois tipos de materiais, sendo uma amostra com revestimento de níquel e uma amostra revestida com liga binária de níquel com 7,3% de cobalto. O enfoque principal foi centrado na taxa de desgaste por abrasão, caracterizado pelo atrito de partículas entre dois corpos em contato. Para realização dos ensaios de desgaste foi efetuada a montagem, em um torno convencional, de todos os itens necessários para o estudo. O torno convencional encontra-se instalado no Laboratório de Engenharia de Superfícies e Técnicas Afins (LESTA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Como material abrasivo foi utilizado uma suspensão de diamante com diferentes granulometrias e foram aplicadas cargas diferentes, totalizando 12 (doze) ensaios. Nestes, foi possível observar que maiores desgastes estão diretamente relacionados com material de maior dureza, abrasivo de maior granulometria e menor carga aplicada. __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: The costs with repairs and substitutions of parts that are submitted the works that provide consuming of the same ones, mean highest expenses for the companies. For the majority of the parts, the tests in wide scale in the work field generally are expensive to be developed besides needing a good time to be completed. From the moment that if noticed the importance of the development of materials with more wear resistance, they had started to be made some research in the area of abrasive wear. The abrasive wear consuming has been defined as the displacement of material caused for particles or lumps of raised hardness where these hard particles or lumps are forced against and throughout a solid surface. In agreement with works realized can be concluded that exists a great variety of parameters that influence the wear mechanisms in the generality. In this work is the coefficient of friction and wear resistance by abrasion of two types of material, one sample with coating of nickel and a sample coated with binary alloy of nickel with 7.3% of cobalt. The main focus is centered on the rate of wear by abrasion, characterized by the friction of particles between two bodies in contact. For the tests was done in the assembly around a conventional, all items required for the study. The conventional around is installed at the Laboratory of Surface Engineering and Related Techniques (LSERT) of the Federal University of Ouro Preto (FUOP). As abrasive material was used a diamond suspension with different s and with different loads, and were applied different loads totaling twelve (12) tests. In these, it was possible to observe that larger wastes are directly related with material of larger hardness, abrasive of larger size and smaller applied load. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desgaste mecânico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Níquel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abrasivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revestimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de materiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de metalúrgica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cobalto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cobalt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nickel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coating | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abrasive | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência de materiais | - |
Título: dc.title | Desgaste abrasivo de níquel e de liga binária níquel- cobalto eletrodepositados em substrato de cobre | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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