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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Botaro, Vagner Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues Júnior, Fausto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:27:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:27:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/2465 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555669 | - |
Descrição: dc.description | Um dos problemas atuais e que tem provocado enormes transtornos sócio-econômicos está relacionado à situação de conservação das rodovias do País. Os asfaltos empregados há décadas apresentam degradação acentuada provocada pela má conservação das rodovias e pela própria qualidade do material utilizado. Nesse sentido, a modificação de misturas asfálticas visa melhorar a qualidade e buscar alternativas econômicas viáveis para aumentar a qualidade do material utilizado nas pavimentações. As reduções das trilhas de roda, do trincamento térmico, da desagregação e dos danos por fadiga, assim como a melhoria da suscetibilidade térmica, permitem que o asfalto modificado por polímero substitua o convencional em praticamente todas as aplicações. O presente trabalho descreve a obtenção e caracterização de blendas envolvendo matrizes asfálticas (CAP20) modificadas com poliestireno reciclado em pó (PS) e resíduos de borracha de pneu moída (BPM). Quando se adicionam polímeros a matriz asfáltica, pretende-se principalmente aumentar a impermeabilidade impedindo a deterioração pela água, diminuir a fragilidade a baixas temperaturas e diminuir o desgaste por abrasão. As propriedades físicas, incluindo índice de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade Saybolt-Furol, ductilidade, ponto de fulgor, perda de massa ao calor e índice de suscetibilidade térmica do CAP20 modificado foram analisadas e comparadas com o CAP20 não modificado. Foram estudadas sob o ponto de vista físico-químico, as blendas com composições de borracha de pneu moída (BPM) de 5%, 10% e 15% e as blendas com composições de poliestireno reciclado em pó (PS) de 5%, 7,5% e 10%. As principais análises realizadas foram, análises morfológicas micrográficas em microscópio óptico (MO), ensaios de espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), análise termogravimétrica (TGA) e cromatografia por permeação em gel (GPC). Os resultados obtidos mostraram que a adição de borracha de pneu moída (BPM) e poliestireno reciclado em pó (PS) afetam as propriedades das blendas formadas com o CAP20, tendo como principais modificações, a diminuição nos índices de penetração e o aumento nos pontos de amolecimento. __________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: Nowadays, one the current problem which has provoked enormous social-economics upheavals is related to the conservation of the highways of the country. The asphalt used during decades shows high degradation induced by the bad conservation of the highways and also the quality of the material applied. At this way, the treatment of the asphalt’s mixtures finds economics alternatives available to improve the quality of the material used as pavement. The reduction of the wheels trails, the effects of the thermal degradation, and the damage because of the fatigue, as well the improvement of the thermal susceptibility allow the polymer modified asphalt to substitute the conventional one in all applications. This research describes the attainment and the characterization of the blends with asphalt matrix (CAP20) modified with recycled powder of polystyrene (PS) and also worn out rubber residues of tires (BPM). The addition of the polymer to the asphalt matrix waterproofs it hindering the high degradation induced by the water, diminishing the fragility to low temperatures, and also reduces the consuming for abrasion. The physical properties including the high penetration index, the softening point, the Saybolt- Furol viscosity, the ductility, the glow point, the lost of mass to the heat, and the index of thermal susceptibility of the modified CAP20 was analyzed and compared with the non modified CAP20. Not only the blends composed with worn out rubber residues of tires (BPM) of 5%, 10%, and 15%, but also the blends composed with recycled powder polystyrene (PS) of 5%, 7,5%, and 10% was studied under the physicist-chemistry view. The main analyses done was the morphologic micrographic in optic microscope (MO), assays of spectroscopy in the region of the infrared (FTIR), thermogravimetric analysis (TGA) and chromatography for permeation in gel (GPC). The gotten results had shown that the addition of worn out rubber of tires (BPM) and the recycled powder polystyrene (PS) affect the properties of formed blends with CAP20, having as the main modification the reduction of the penetration index and the increasing of the softening points. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poliestireno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pneus - reaproveitamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pneumática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Asfalto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de materiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia metalúrgica | - |
Título: dc.title | Obtenção e caracterização de blendas de CAP 20 modificadas com poliestireno reciclado e resíduos de pneu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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