Caracterização geotécnica de solo da região norte de Minas Gerais para aplicação em obras rodoviárias

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Autor(es): dc.contributorMotta, Laura Maria Goretti da-
Autor(es): dc.creatorMedrado, Wallen Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:26:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:26:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/2438-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555538-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho serão aplicadas metodologias de classificação geotécnica tradicional e MCT e ensaios da mecânica dos pavimentos, com o objetivo de avaliar a possibilidade de utilização de um solo superficial fino da região norte de Minas Gerais em camada de base de pavimentos de rodovias de baixo volume de tráfego. A utilização de solos finos em camadas de pavimentos, em substituição aos solos granulares, justifica-se pelo aspecto econômico (redução do volume de transporte de materiais) e ambiental (redução de áreas degradadas). O trecho escolhido, para estabelecer o estudo de caso, liga a sede do município de Campo Azul à rodovia estadual MG-202 e soma 43,0 km de extensão. O projeto de engenharia para melhoramento e pavimentação do referido trecho foi contratado pelo DER/MG no âmbito do Programa de Acessibilidade aos Municípios de Baixo Índice de Desenvolvimento Humano – PROACESSO. Amostras de solo fino foram coletadas pelo autor, ao longo do traçado do referido trecho, simultaneamente à coleta realizada pela empresa contratada para os estudos de subleito do projeto. Os ensaios de Compactação Mini-MCV e Perda de Massa por Imersão foram realizados para classificar o solo e os ensaios triaxiais dinâmicos para avaliar as deformações elásticas e plásticas do material em laboratório. O solo foi enquadrado pelo sistema MCT nas classes areia não laterítica (NA) e areia não laterítica argilosa (NA’). Os ensaios de carga repetida indicam bom comportamento quanto à deformação elástica e médio quanto à deformação permanente. Um ligante hidráulico foi usado para estabilizar o solo visando estudar uma alternativa para o seu emprego. Um trecho experimental com extensão de 1,0 km foi projetado e incluído no projeto de engenharia da referida rodovia municipal. O seu acompanhamento permitirá aferir critérios e parâmetros, tal como o fator campo laboratório, adotados na metodologia de dimensionamento mecanístico-empírico aplicada nesse estudo. _______________________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: In this work, the traditional and MCT ge otechnical classification methods also the triaxial tests will be applied in order to valu e the possibility of using a fine surface soil of the northern region of Minas Gerais in base layers for low traffic highway. The use of fine soils in roadway pavement layers, substituting granular soils is justified from the economic point of view (reduction in volume of materials transported) and environmentally (reduction of degraded areas). The section chosen as case study connects the head Municipality township of Campo Azul to the State Highway MG 202, with total length of 43,0 kilometers. The engineering project for improvement and asphalt application on the mentioned secti on was contracted by DER/MG within the ambit of the Programa de Acessibilidade aos Municípios de Baixo Índice de Desenvolvimento Humano – PROACESSO (Programme of Accessibility to Municipalities with Low Index of Human Development). Samples of fine soil were collected by the author along the route of the referred sect ion, simultaneously with the general collection of samples for the subgrade traditional studies carried out by the contracted company. Tests concerning co mpacting Mini-MCV and loss of mass by water immersion were made in order to classify the soil sa mples; dynamic tri-axial tests evaluated elastic and plastic deformations of this material in laboratory. The soil was classified under the MCT system in the non-lateritic sand category (NA) and non-lateritic clayey sand (NA'). The repeated load tests show good performance as regards elastic deformation and average performance as regards permanent deformation. Hydraulic binder was used in order to stabilize the soil, as a means of seeking alternatives for its use. An experimental section with 1,0 kilometer length was projected and included on the engineering project for the mentioned road. Observation of this section will allow us to evaluate criteria and parameters, while field laboratory factor, used on empiric-mechanistic dimensioning methodology which were applied in this study.-
Descrição: dc.descriptionMotta, Laura Maria Goretti-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Palavras-chave: dc.subjectGeotecnia - pavimentos-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica do solo-
Palavras-chave: dc.subjectDeformação pemanente-
Palavras-chave: dc.subjectSolos tropicais - Minas Gerais, Norte-
Título: dc.titleCaracterização geotécnica de solo da região norte de Minas Gerais para aplicação em obras rodoviárias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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