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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Motta, Laura Maria Goretti da | - |
Autor(es): dc.creator | Coutinho, João Camilo Penna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:26:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:26:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/2328 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555482 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um estudo comparativo e analítico entre o método do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) com uma metodologia Mecanística-Empírica. Para a realização deste estudo foi necessária uma compreensão mais detalhada do processo de construção teórico e prático destas metodologias. Foi também desenvolvido um estudo de caso em uma rodovia do Estado de Minas Gerais, em que foram realizados ensaios usuais dos materiais constituintes do pavimento para ambas as metodologias. Para o dimensionamento do pavimento na metodologia DNER foram utilizados os ábacos que lhes são característicos. Já para o dimensionamento pela metodologia mecanística-empírica foi utilizado o programa SisPav (Franco, 2007) e o programa AEMC que é uma sub-rotina do programa anterior. Concluiu-se que, apesar da metodologia do DNER ser a mais utilizada no Brasil, a metodologia mecanística-empírica apresenta uma maior capacidade de descrever o desempenho funcional e estrutural de um pavimento. ________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This dissertation aims to develop an comparative and analytical study between the methodology of the National Department of Highways – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), with a mechanistic-empirical methodology. For this study took a more detailed understanding of the construction of these theoretical and practical methodologies. It also developed a case study on highway Minas Gerais State, in which the usual tests were carried out of the constituent materials of the pavement to both approaches. For pavement design methodology DNER were used abacus and the design by mechanistic-empirical method was used SisPav program (Franco, 2007) and the AEMC program is a subroutine of the previous program. It was concluded that although the methodology of the DNER is the most used in Brazil, the mechanistic- empirical approach has a greater ability todescribe the functional and structural performance of a pavement. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geotecnia - pavimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos de asfalto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método CBR (California bearing ration) | - |
Título: dc.title | Dimensionamento de pavimento asfáltico : comparação do método do DNER com um método mecanístico-empírico aplicada a um trecho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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