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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Gilberto | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, André Henrique Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:26:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:26:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/2280 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555427 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda a questão da viabilidade técnica e econômica em projetos geotécnicos e geométricos de rodovias quando se aplica o georreferenciamento por meio de coordenadas UTM. Com isso, a facilidade de acesso aos parâmetros geotécnicos e geométricos de uma rodovia constitui-se como um inestimável recurso nas etapas preliminares de projetos de Engenharia, no planejamento de atividades de manutenção e preservação. A cartografia geotécnica e geométrica, neste sentido tem sido um dos instrumentos mais eficientes para a avaliação do meio físico nas últimas décadas. Entretanto, o desenvolvimento de um mapa geotécnico e geométrico georreferenciado de uma rodovia requer a análise de um grande número de informações que precisam ser tratadas e combinadas com rapidez. Esta dissertação tem o objetivo de apresentar a importância do georreferenciamento, em um estudo de caso na rodovia de 12 km que interliga os municípios mineiros de Bom Jesus do Amparo à Ipoema. Serão analisados a partir deste georreferenciamento o controle de uma possível movimentação de massa do solo, em específico cristas de taludes da rodovia, a posição de todo o material geotécnico e geométrico da rodovia e consequentemente demonstrar a importância das coordenadas UTM de uma rodovia. Para esta metodologia, é necessário capturar, processar e integrar as informações provenientes de fontes diversas como levantamentos topográficos, estudos geotécnicos, imagens, coleta de coordenadas em campo por GPS. E após a captura destes dados, há a necessidade de processá-los em softwares de informática para fazer as devidas análises. Com os resultados após as analises, será demonstrada a importância e a contribuição que o georreferenciamento pode trazer para os projetos geotécnicos e geométricos de uma rodovia. _______________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This work approaches the question of the technique and economic viability in geotechnical and geometric projects of highways when the georeference is applied through UTM coordinate. This way, the easiness of access to the geotechnical and geometric parameters of a highway constitutes with an inestimable resource in the preliminary stages of engineering projects, in the planning of activities of maintenance and preservation. The geotechnical and geometric cartography, in such a way has been one of the most efficient instruments for the environment evaluation the last few decades. However, the development of a geotechnical and geometric maps georeferenced of a highway requires the analysis of a great number of information that need to be treated and combined quickly. This paper has the methodology of presenting the georeference´s importance in a study of case at the highway of 7.5 miles that establishes connection among the cities of Minas Gerais from Bom Jesus do Amparo to Ipoema. They will be analyzed since this georeference the control of a possible movement of ground mass, in specific slopes from the highway, the position of all the geotechnical and geometric material from the highway and consequently to demonstrate the UTM coordinates´ importance of a highway. For this methodology, the capture, the processing and integration of information proceeding from many sources will be necessary as topographical surveys, geotechnical studies, images, coordinates´ collection in loco by GPS. After the capture of these datas, it will be necessary to process them in a computer software to make the due analyses. With the results after the analyses, it will be demonstrated the importance and the contribution that the georeference can bring for the geotechnical and geometrics projects of a highway. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodovias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Georreferenciamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Título: dc.title | Aplicação do georreferenciamento (coordenadas UTM) em projetos geotécnicos e geométricos de rodovias. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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