Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:25:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:25:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/1776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555105 | - |
Descrição: dc.description | Symmetrical Freedom Quilts may be considered as links between mathematics, history, ethnomathematics, and the art of quilting. A quilt theme is a pedagogical way to integrate mathematics, art, and history in an interdisciplinary approach. This article combines an ethnomathematical-historical perspective by elaborating a history project related to the Underground Railroad. This work will allow teachers to develop classroom projects that help students to better understand geometry, especially concepts of symmetry and transformations. One of the objectives of this project is to stimulate student’s creativity and interest, because quilts may be considered as cultural and mathematical expressions of student’s daily life. ____________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os Quilts Simétricos da Liberdade podem ser considerados como um elo entre a matemática, a história, a etnomatemática e a arte de quilting. O tema quilt é um modo pedagógico que integra a matemática, a arte e a história numa abordagem interdisciplinar. Este artigo combina uma perspectiva histórica-etnomatemática ao elaborar um projeto de história relacionado com o Underground Railroad. Este trabalho permite que os professores desenvolvam projetos em sala de aula que auxiliam os alunos ao melhor entendimento da geometria, especialmente, os conceitos de simetria e transformações. Um dos objetivos deste projeto é estimular a criatividade e o interesse dos alunos, pois os quilts podem ser considerados como expressões culturais e matemáticas do cotidiano dos alunos. | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | A Revista Latinoamericana de Etnomatemática permite a distribuição dos artigos com fins não comerciais desde que seja citada a fonte original. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 14 nov. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Underground railroad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symmetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art. | - |
Título: dc.title | Os quilts simétricos da liberdade: os modos etnomatemáticos de comunicação, libertação e arte. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: