Culturally relevant pedagogy: an ethnomathematical approach.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:25:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:25:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/1774-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555103-
Descrição: dc.descriptionThe implementation of a culturally relevant pedagogy in the school curriculum helps to develop students’ intellectual, social, emotional, and political learning by using their own cultural referents to impart their knowledge, skills, and attitudes. A culturally relevant pedagogy provides ways for students to maintain their identity while succeeding academically. In the context of culturally relevant pedagogy, there is a need to examine the embeddedness of mathematics in culture, drawing from an ethnomathematical perspective that takes on the cultural nature of knowledge production into the mathematics curriculum. Ethnomathematics and culturally relevant pedagogy-based approaches to mathematics curriculum are intended to make school mathematics relevant and meaningful as well as to promote the overall quality of students’ educational experience. In this perspective, the theoretical framework used in this article is Culturally Relevant Education Theory. Since Culturally Relevant Pedagogy and the Cultural Aspects of Ethnomathematics are interrelated to Culturally Relevant Education, this article is also framed by applying these theoretical approaches. ____________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionResumo: A implementação de uma pedagogia culturalmente relevante no currículo escolar auxilia a desenvolver o aprendizado intelectual, social, emocional, e político dos alunos através da utilização das próprias referências culturais para a divulgação do conhecimento, das habilidades e das atitudes desses alunos. A pedagogia culturalmente relevante fornece as maneiras pelas quais os alunos mantêm a própria identidade enquanto são bem sucedidos academicamente. No conteúdo da pedagogia culturalmente relevante, existe a necessidade de examinar a inserção da matemática na cultura através da perspectiva etnomatemática que considera a natureza cultural da produção do conhecimento no currículo matemático. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático têm a pretensão de tornar a matemática escolar mais relevante e significativa bem como promover a qualidade da experiência educacional dos alunos. Nessa perspectiva, o enquadramento teórico utilizado nesse artigo é a Teoria da Educação Culturalmente Relevante. Como a Pedagogia Culturalmente Relevante e os Aspectos Culturais da Matemática estão interrelacionados com a Educação Culturalmente Relevante, esse artigo também é enquadrado com a aplicação dessas abordagens teóricas.-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic mathematics-
Título: dc.titleCulturally relevant pedagogy: an ethnomathematical approach.-
Título: dc.titlePedagogia culturalmente relevante: uma abordagem etnomatemática.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.