Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Garbin, Tânia Rossi | - |
Autor(es): dc.creator | Dainese, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:25:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:25:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/1702 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/555072 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to propose an alternative communication environment for people with severe physical disabilities that enables the use of assistive communication software and the Web for the study was developed augmented reality environment with marker, keyboard and controller cards that are triggered by simple movements. It was possible to verify through testing that the user with a disability severe motor can use the environment to promote interaction and communication, including their needs and adaptation for use in situations of learning or work, and for access to software and Web. ____________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo teve como objetivo propor um ambiente de comunicação alternativa para indivíduos com deficiência motora severa que possibilita o uso de softwares de comunicação assistiva e Web. Para a realização do estudo foi desenvolvido ambiente de realidade aumentada com marcador, teclado e placas de controle que são acionados por movimentos simples. Foi possível verificar através de experimentação que o usuário com deficiência motora severa pode utilizar o ambiente para promover a interação e a comunicação, considerando suas necessidades e adaptação para uso em situações de aprendizagem ou de trabalho, quanto para acesso a softwares e Web. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Título: dc.title | AmCARA - Ambiente e comunicação alternativo com realidade aumentada: O acesso do deficiente motor severo a softwares e web | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: