Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Francisco César | - |
Autor(es): dc.creator | Kirner, Cláudio | - |
Autor(es): dc.creator | Forte, Cleberson | - |
Autor(es): dc.creator | Santin, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:25:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:25:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/1500 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554991 | - |
Descrição: dc.description | Collaboration is an inherent activity in he teaching/learning process, having worth at professional actions. However, the computer support used to implement and improve collaboration is too restricted. This paper presents new ways to use comput er to support collaboration, emphazing tangible interactions complemented with images and sounds. An augmented reality tool named SACRA was used in this way to produce collaborative applications full of tangible interactions, images and sounds, that were tested with local and remote users. ____________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A colaboração é uma atividade inerente ao processo de ensino/aprendizagem, muito valorizada também nas ações profissionais. No entanto, o apoio computacional, para a implementação e potencialização da colaboração, ainda tem sido usado de maneira restrita. Este trabalho apresenta novas formas de uso do computador em atividades colaborativas, procurando explorar interações tangí veis complementadas com imagens e sons. Uma ferramenta de autoria com realidade aumentada, denominada SACRA foi usada, nesse sentido, para o desenvolvimento de aplicações colaborativas locais e à distância. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/index>. Acesso em: 18 nov. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaboration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning environments | - |
Título: dc.title | Colaboração em ambientes educacionais com realidade aumentada. | - |
Título: dc.title | Collaborative learning environments with augmented reality. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: