Atividades complementares: uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTonini, Adriana Maria-
Autor(es): dc.creatorLima, Maria de Lourdes Rocha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:25:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:25:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/1456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554966-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia. ____________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper aims at presenting the results accomplished by surveying a sample of engineers graduated between 1976 and 2007 in both, Civil and Electric Engineering courses. The focus of the work is on the Complementary Activities stated in the Resolution 11/2002 (CNE/CES) and how they are promoting a change of the profile of the engineers after 2002. The change is from the technical approach to a more general education, critical and reflexive as opposed to the ones graduated before 2002, considering the desirable link between the education and the new demands required by the organization of the work in the society. The paper also advocates for the use of this curricular instrument as a way of getting a real pedagogical change in the engineering education.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsA Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://www.abenge.org.br/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 13 set. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do engenheiro-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectCursos de engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades complementares-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical projects-
Palavras-chave: dc.subjectEngineering Courses-
Palavras-chave: dc.subjectComplementary Activities-
Palavras-chave: dc.subjectEngineering education-
Título: dc.titleAtividades complementares: uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.