Etnografia e ensino de línguas estrangeiras: uma análise exploratória de seu estado-da-arte no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRodrigues Júnior, Adail Sebastião-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:25:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:25:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/1443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554955-
Descrição: dc.descriptionEste artigo exploratório tem por objetivo analisar de que maneira a etnografia como lógica de investigação (Green, Dixon e Zaharlick, 2005) tem sido adotada tanto como um procedimento orientador quanto aplicado em pesquisas de Inglês como Língua Estrangeira no Brasil. O corpus é composto por trinta e sete resumos de dissertações de mestrado disponíveis no Banco de Teses on-line da CAPES (Coordenação de Amparo à Pesquisa e Ensino Superior). Os descritores ensino de línguas, etnografia, etnográfico e etnográfica foram escolhidos com o intuito de selecionar os resumos que de algum modo estivessem relacionados a etnografia e ensino de línguas, tanto como uma lógica de investigação, ou como ferramenta de coleta e análise de dados. Os resultados sugerem que a etnografia tem sido mais usada como um instrumento de análise do que como uma lógica de investigação, fato que aponta para a necessidade de a pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira levar em consideração desenhos metodológicos mais focados e transparentes no campo da Pesquisa Qualitativa.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0). Fonte: Revista Linguagem & Ensino <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/índex>. Acesso em: 28 abr. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia como lógica de investigação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa qualitativa-
Título: dc.titleEtnografia e ensino de línguas estrangeiras: uma análise exploratória de seu estado-da-arte no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.