Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:24:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:24:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/1358-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554901-
Descrição: dc.descriptionAs pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas sobre formação de professores na literatura educacional brasileira, identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores brasileiros. Acredita- se que a investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Título: dc.titleSaberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.