Como se forma o professor pesquisador? Primeiras aproximações a partir de um estudo de caso.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveri, Andressa Maris Rezende-
Autor(es): dc.creatorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:24:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:24:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/1355-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554899-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é fruto de uma pesquisa realizada em uma universidade pública do interior de Minas Gerais sobre a formação teórico/ prática dos licenciandos, com o objetivo de discutir o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores da educação básica, mais especificamente nos cursos de licenciaturas oferecidas por essa universidade. O motivo da pesquisa é o fato de os professores do ensino básico não se reconhecerem, na maioria das vezes, como produtores do conhecimento. Um recurso que tem sido apontado pela literatura para a melhoria da qualidade do trabalho docente e para o aprimoramento do professor de educação básica como agente produtor de conhecimento é a articulação entre ensino e pesquisa na sala de aula. Neste artigo, serão apresentados resultados da pesquisa realizada através da análise das ementas e dos programas das disciplinas de quatro cursos de licenciaturas oferecidos pela referida universidade: Letras, História, Biologia e Matemática. Os resultados aqui apresentados referem-se aos conteúdos das mesmas. Foi possível perceber que, nos cursos de licenciatura investigados, a iniciativa de formação do professor pesquisador é pontual, ou seja, apenas alguns departamentos oferecem disciplinas relacionadas a tal questão. _______________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Elementary school teachers do not recognize themselves, most of the time, as producers of knowledge. One feature that has been described in literature for improving the quality of teaching and to recognize the elementary school teacher as a producer of knowledge is the connection between teaching and research in the classroom. In this article we present the results of research on teacher education for research in the school done with undergraduates at a public university of Minas Gerais. The survey was conducted through analysis of menus and programs of four graduation degrees, and the results presented here refer to the contents of them. It was possible to perceive that in the investigated teacher training courses, the initiative for the research is isolated and does not get any further beyond the subjects offered. Concerning the analysis of the course programs, it was possible to observe that they are not always in accordance with the references used in it.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Educação em Perspectiva <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv>. Acesso em 15 mar. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectResearch-
Título: dc.titleComo se forma o professor pesquisador? Primeiras aproximações a partir de um estudo de caso.-
Título: dc.titleHow is the researcher teacher formed? First approaches from a case study.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.