Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jesus, Adriana Garabini de | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:24:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:24:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/1287 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554844 | - |
Descrição: dc.description | As dificuldades dos alunos em Matemática não se limitam aos conteúdos, mas envolvem a própria motivação deles para a realização de atividades e a dificuldade de estabelecer relações desta Matemática escolar com situações cotidianas. Assim, desenvolvemos uma pesquisa do tipo estudo de caso qualitativo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Belo Horizonte-MG. Implementamos uma proposta de ensino de área de polígonos e volume de prismas baseada, principalmente, na manipulação de materiais e objetos que possibilitaram ao aluno a compreensão dos conceitos, favorecendo a visualização das figuras geométricas e de suas propriedades. Buscamos verificar como essa proposta de ensino favoreceu a motivação dos alunos para a realização das atividades e consequentemente, a sua contribuição para a melhoria de seu desempenho em Matemática. Análises feitas até o momento mostram a importância do papel do professor em implementar estratégias diferenciadas para motivar os alunos para aprende | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais manipulativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - aprendizagem | - |
Título: dc.title | A motivação do aluno para aprender Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental e o potencial dos materiais manipulativos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: