Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Alessandra Pereira da | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:24:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:24:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/1286 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554843 | - |
Descrição: dc.description | O potencial pedagógico da História da Matemática tem sido objeto de estudo de pesquisadores da Educação Matemática há algum tempo e diversas experiências bem sucedidas têm sido relatadas. Aliar a possibilidade de problematizar a evolução de conceitos matemáticos a reflexão acerca do seu processo de construção oportuniza um ensino de Matemática pautado na construção de conhecimento por parte do sujeito em uma perspectiva sócio-histórica. O presente texto apresenta um projeto de pesquisa em elaboração cujo propósito é investigar o potencial de uma proposta de ensino fundamentada nessas ideias para o estudo de Geometria no 2º ano do Ensino Médio. Essa proposta será construída a partir do estudo histórico da Matemática – e mais especificamente, da Geometria – presente nas técnicas de pintura no Renascimento. Dessa forma, Arte e História da Matemática serão aliadas em uma proposta interdisciplinar. Apresentamos aqui uma breve síntese das leituras iniciais sobre o tema e alguns elementos da pesquisa. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Título: dc.title | Matemática na arte: utilizando o potencial pedagógico da história da matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: