Explorando a matemática presente na arte da cantaria: um estudo com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Ouro Preto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Dirceu Cenem-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:24:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:24:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/1281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554837-
Descrição: dc.descriptionApresentamos aqui um projeto de Mestrado em fase inicial de elaboração. Nele, nos propomos a investigar as contribuições de uma proposta de ensino na qual conceitos matemáticos serão construídos a partir de um trabalho com a arte da cantaria. Tal proposta se fundamenta nas ideias da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. O propósito principal do estudo é educar pela arte e pela valorização da cultura da região. A Arte da Cantaria é um ofício antigo utilizado para construção e ornamentação das cidades históricas e característica do Barroco a partir do trabalho com pedras. Ouro Preto (MG), cidade na qual se realizará o projeto, é um importante centro artístico e histórico no qual essa arte se desenvolveu. Pretendemos resgatá-la com uma turma do 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública. Nesse texto, apresentamos brevemente uma síntese das leituras iniciais e da estrutura geral do projeto.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática crítica-
Palavras-chave: dc.subjectCantaria-
Título: dc.titleExplorando a matemática presente na arte da cantaria: um estudo com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Ouro Preto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.