Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bernardes, Américo Tristão | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Eduardo da Motta e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:23:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:23:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/828 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554559 | - |
Descrição: dc.description | Presently, science is an important precondition for the economic development of less-developed countries. This paper discusses the specific roles that science has at initial stages of development, pointing to its contributions for the countries’ absorptive capability. Furthermore, this paper specifies the role of science for initiating a positive interaction with technological development, since initial stages of development and during catching up processes. For less-developed countries, neither the linear model of technology nor an “inverted linear model” would take place: a more interactive approach is necessary for development. Using statistics of patents (USPTO) and scientific papers (ISI) for 120 countries (1974, 1982, 1990, and 1998), this paper analyses some evidences on thresholds levels of scientific production to originate an interactive relationship between science and technology. These data also document that the value of this threshold seems to double from one period to another. Although this paper presents tentative results, some policy implications are discussed: scientific institutional building must be seen as a component of modern industrial policies. | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | O Periódico Research Policy concede permissão para depósito do artigo no Repositório Institucional da UFOP. Número da licença: 3286431294141. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economic development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Less-developed countries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science and technology | - |
Título: dc.title | Cross-over, thresholds, and interactions between science and technology: lessons for less-developed countries | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: