Metaheurísticas aplicadas ao problema de programação de tripulações no sistema de transporte público

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza, Marcone Jamilson Freitas-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Leonardo Xavier Teixeira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gustavo Peixoto-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Margarida Maria Silva-
Autor(es): dc.creatorMapa, Silvia Maria Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:23:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:23:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554527-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda o Problema de Programação de Tripulações (PPT) no Sistema de Transporte Público. Tal problema consiste em atribuir um conjunto de tarefas aos tripulantes de uma dada empresa participante do sistema de forma que todas as viagens das linhas sob responsabilidade desta sejam executadas com o menor custo possível. A solução do PPT ´e um conjunto de jornadas diárias de trabalho de tripulantes. Neste trabalho, o PPT foi abordado utilizando as metaheurısticas Simulated Annealing(SA), Método de Pesquisa em Vizinhança Variável e Busca Tabu (BT). Esses métodos exploram o espaço de soluções utilizando diferentes estruturas de vizinhança, as quais modificam as jornadas de trabalho através de operações realizadas com suas tarefas. Cada solução gerada pelos métodos ´e avaliada por uma função baseada em penalidades que visa atender a legislação trabalhista, as regras operacionais da empresa, assim como melhorar o aproveitamento da Mao de obra operacional. Os algoritmos foram testados com dados reais de uma empresa que opera na cidade de Belo Horizonte. ____________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: This work deals with the Bus Crew Scheduling Problem (BCSP) related to a company operating in a public mass transit. Such problem consists in assigning the set of all vehicle trips of a given company to a set of drivers with minimal cost. The solution of BCSP is a set of driver duties. In this work the BSCP was solved through the Simulated Annealing, Tabu Search and Variable Neighborhood Search metaheuristics. These methods explore the solution space using different neighborhoods, which modify the driver duties through tasks’ movements. Each schedule is evaluated by a function based on penalties that has as goal to satisfy the labor agreement rules, the operational rules of the company, as well as to optimize the use of the crew at work. The algorithms were tested with real data provided by a company operating in Belo Horizonte city.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Título: dc.titleMetaheurísticas aplicadas ao problema de programação de tripulações no sistema de transporte público-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.