Simulated annealing aplicado à resolução do problema de roteamento de veículos com janela de tempo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGomes Júnior, Aloísio de Castro-
Autor(es): dc.creatorSouza, Marcone Jamilson Freitas-
Autor(es): dc.creatorMartins, Alexandre Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:23:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:23:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/749-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554526-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um algoritmo eficiente, baseado na metaheurística Simulated Annealing (SA), para resolver o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo. Esse problema tem como objetivo determinar as rotas de custo mínimo para uma frota de veículos de mesma capacidade, atendendo à demanda de um conjunto de clientes, para os quais o atendimento somente é possível dentro de um intervalo de tempo determinado, chamado ja -nela de tempo. A metodologia proposta, denominada SA-RAI, incorpora ao algoritmo Simulated Annealing clássico, mecanismos auto-adaptativos para determinação da temperatura inicial e número de iterações em uma mesma temperatura. Nesta metodologia, quando a temperatura atinge um valor limiar, a mesma é reaquecida um certo número de vezes, possibilitando escapar de ótimos locais. Além disso, ela conta com uma fase de intensificação. Sempre que uma melhor solução é encontrada, ela é submetida a um procedimento de refinamento, visando ao seu melhoramento. A metodologia foi aplicada a 168 problemas-teste da literatura e 13 novos melhores resultados foram encontrados. ____________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work presents an efficient algorithm based on Simulated Annealing metaheuristic (SA) for solving the Vehicle Routing Problem with Time Windows. The goal of this problem is to find a set of routes with minimum cost (in terms of traveled distance) for a fleet of identical vehicles based at the depot, obeying the capacity of the vehicles and the demand of a set of costumers and its predefined time windows. The proposed method, named SA-RAI, uses auto-adaptive mechanisms to determine the initial temperature and number of iterations in a same temperature. When the temperature is close to zero, there is a reheating in order to escape local optimums. In addition, SA-RAI uses a refinement phase when a new best solution is found. The proposed method was applied to 168 benchmarks and 13 new best solutions were found.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsDisponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Transportes <http://revistatransportes.org.br/anpet/index> Acesso em 27 fev. 2014.-
Título: dc.titleSimulated annealing aplicado à resolução do problema de roteamento de veículos com janela de tempo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.