Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gomes Júnior, Aloísio de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Marcone Jamilson Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Alexandre Xavier | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:23:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:23:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554526 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um algoritmo eficiente, baseado na metaheurística Simulated Annealing (SA), para resolver o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo. Esse problema tem como objetivo determinar as rotas de custo mínimo para uma frota de veículos de mesma capacidade, atendendo à demanda de um conjunto de clientes, para os quais o atendimento somente é possível dentro de um intervalo de tempo determinado, chamado ja -nela de tempo. A metodologia proposta, denominada SA-RAI, incorpora ao algoritmo Simulated Annealing clássico, mecanismos auto-adaptativos para determinação da temperatura inicial e número de iterações em uma mesma temperatura. Nesta metodologia, quando a temperatura atinge um valor limiar, a mesma é reaquecida um certo número de vezes, possibilitando escapar de ótimos locais. Além disso, ela conta com uma fase de intensificação. Sempre que uma melhor solução é encontrada, ela é submetida a um procedimento de refinamento, visando ao seu melhoramento. A metodologia foi aplicada a 168 problemas-teste da literatura e 13 novos melhores resultados foram encontrados. ____________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents an efficient algorithm based on Simulated Annealing metaheuristic (SA) for solving the Vehicle Routing Problem with Time Windows. The goal of this problem is to find a set of routes with minimum cost (in terms of traveled distance) for a fleet of identical vehicles based at the depot, obeying the capacity of the vehicles and the demand of a set of costumers and its predefined time windows. The proposed method, named SA-RAI, uses auto-adaptive mechanisms to determine the initial temperature and number of iterations in a same temperature. When the temperature is close to zero, there is a reheating in order to escape local optimums. In addition, SA-RAI uses a refinement phase when a new best solution is found. The proposed method was applied to 168 benchmarks and 13 new best solutions were found. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Transportes <http://revistatransportes.org.br/anpet/index> Acesso em 27 fev. 2014. | - |
Título: dc.title | Simulated annealing aplicado à resolução do problema de roteamento de veículos com janela de tempo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: