Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Gustavo Peixoto | - |
Autor(es): dc.creator | Bicalho, Mariza Salvador Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Marcone Jamilson Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:23:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:23:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/747 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554525 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho utiliza modelos de fluxo em redes para resolver o problema de Programação de veículos no transporte coletivo por ônibus. Este problema, denominado na literatura de vehicle scheduling problem, é tradicionalmente modelado como um problema de pseudo designação, e resolvido com algoritmos específicos. Porém, mesmo para casos considerados pequenos, a rede subjacente alcança tal dimensão que demanda um esforço computacional muitas vezes impraticável. Para contornar essa dificuldade, foi aplicado o método Arcgen que representa o problema através de um modelo de circulação e utiliza a técnica de geração de arcos combinada com o algoritmo out-of-kilter para otimização em redes. Esta metodologia foi utilizada no estudo de dois casos de portes distintos que operam na cidade de Belo Horizonte. São apresentados os resultados obtidos com o estudo dos casos mencionados acima, os quais apontaram diferentes opções para a programação dos veículos, verificando-se: a) a possibilidade de redução nos seus custos operacionais e b) a aplicabilidade prática de soluções teóricas, comparando-as com as programações adotadas pelas empresas. ____________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This work tackles the mass transit vehicle scheduling problem through network flow approach. This problem is usually modeled as a quasi-assignment problem and solved with specific algorithms. However, in most real cases, the underlying network is of such size that the computational time required to solve the problem becomes prohibitive. In order to overcome this problem, it was applied the Arcgen methodology, which represents the problem as a flow circulation model and combines an arc generation technique with the out-of-kilter algorithm. So, is possible to decrease the number of arcs considered in the optimization process. This methodology was applied to different real cases of different sizes, operating in Belo Horizonte city. The results obtained to each bus company studied pointed out to a) possible reduction in the operational costs incurred by bus conduction and b) the practical applicability of the theoretic solutions, when compared with the current solutions adopted by the companies. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação de veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ônibus urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fluxo em redes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geração de arcos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vehicle scheduling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bus transit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network flow algorithms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arc generation | - |
Título: dc.title | Otimização da operação dos veículos de empresas do transporte público de Belo Horizonte. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: