Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Gustavo Peixoto | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Marcone Jamilson Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Atzingen, Jorge von | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:23:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:23:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/743 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554501 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata do Problema da Programação de Tripulações (PPT), o qual visa determinar um conjunto de jornadas de trabalho para as tripulações de menor custo e tal que a programação dos veículos seja realizada com sucesso. Como restrição, cada jornada deve atender à legislação trabalhista do setor. Neste trabalho são comparados quatro diferentes métodos de geração e seleção de colunas, sendo que cada coluna corresponde a uma jornada para o PPT. No primeiro método são geradas colunas considerando intervalos de tempo, ao longo do dia, nos quais pode ocorrer a troca de tripulações. No segundo, as j ornadas geradas apresentam um dado tempo mínimo de duração. No terceiro método é implementada a heurística de Chvátal, a qual seleciona colunas para o PPT. O quarto método combina o segundo e o terceiro métodos. São apresentados resultados comparativos com dados reais,mostrando a possibilidade da utilização prática desses métodos em casos brasileiros. ____________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT: This work approaches the Bus Crew Scheduling Problem (BCSP), which aims to determine a set of workdays to the crews with the minimum operational cost, so that the vehicle scheduling could be performed. The constraints of this problem should comply with the labor agreement. In this paper it is presented and compared four different methodologies of columns generation for the BCSP, defining as these problems of Integer Linear Programming with binary variables. The first methodology consists of determining a time interval during which can happen the crew ’s exchange. In the second methodology the j ourney have at least a minimum time length. In the third methodology the Chvátal’s heuristics is implemented. The fourth methodology presents the implementation of a hybrid method of columns generation for the BCSP. In this paper, comparative results from real-world problems are presented, showing the possibility of utilizing such methods in practical brazilian cases. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons 2.5 Brasil, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Produção Online <http://www.producaoonline.org.br/rpo/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em 26 fev. 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escala de motoristas e cobradores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação de tripulações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geração de colunas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crew scheduling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drivers scheduling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Column generation | - |
Título: dc.title | Análise comparativa de métodos para resolver o problema de tripulações. | - |
Título: dc.title | Comparative analyze of methods to solve de bus crew scheduling problem. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: