Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Alexandre Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Raphael Reis Mauro de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Marcone Jamilson Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:23:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:23:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/123456789/741 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554499 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata do problema de programação de horários em escolas. Dada sua natureza combinatória, ele é resolvido por meio de dois algoritmos metaeurísticos, um baseado em Simulated Annealing e outro em GRASP. Ambos possuem parâmetros auto-adaptativos, dispensando, assim, a calibragem destes. Para testálos são utilizados dados reais do departamento de uma universidade. São apresentados resultados computacionais, comparando-se as soluções produzidas pelos algoritmos propostos com aquelas geradas manualmente pela instituição de ensino. Os resultados obtidos mostram a eficiência dos métodos desenvolvidos perante as soluções manuais e a superioridade do Simulated Annealing, em comparação com o GRASP para as instâncias tratadas. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | GRASP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação de horários em escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulated annealing | - |
Título: dc.title | Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: