Quem pode resistir a Lara Croft? Você?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMendes, Cláudio Lúcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:23:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:23:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/123456789/695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554486-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute como o jogo eletrônico Tomb Raider constrói processos de subjetivação em relação a gênero e sexualidade. Para desenvolver essa discussão, duas questões foram centrais: quem esse jogo imagina que ‘você’ seja? Quem esse jogo propõe que ‘você’ seja? Ambas foram construídas com base em teorizações foucaultianas sobre os processos de subjetivação, conjuntamente com a noção de “modo de endereçamento” desenvolvido por Elizabeth Ellsworth e algumas discussões sobre gênero e sexualidade. Pautando-se nisso, buscouse mostrar como marcas de gênero e sexualidade, culturalmente construídas, são empregadas nas elaborações da personagem central do jogo: Lara Croft. Contudo, conclui-se que tais marcas não configuram escolhas entre possíveis, mas são criações e invenções, tanto por parte dos elaboradores quanto pelos jogadores.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAs/os autoras/es têm permissão para a publicação do artigo em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Estudos Feministas. Fonte: Revista Estudos Feministas <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em 11 mar. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectpoder (Ciências Sociais)-
Título: dc.titleQuem pode resistir a Lara Croft? Você?-
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