TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONHECENDO O BRASIL

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Adriano Ferreira da-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, Aline Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Brena Lina da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, Carla Danielle Figueiredo-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Luiz Felipe Borges-
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-22T19:47:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-22T19:47:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-20-
identificador: dc.identifier.otherTECNOLOGIA EDUCACIONAL CONHECENDO O BRASILpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553989-
Resumo: dc.description.abstractA Tecnologia Educacional “Conhecendo o Brasil” objetiva auxiliar a aprendizagem dos educandos de forma lúdica para formação de indivíduo crítico, conhecedor de suas origens. Foi idealizada para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I, possuindo como tema principal “Regiões do Brasil”, além disso, o recurso faz transversalidade com demais temas como: Afrofuturismo, colaboração do povo negro para sociedade brasileira e Ética. Ao se consultar livros didáticos da Educação Básica, comumente o conteúdo de “Regiões do Brasil” está inserido na disciplina de Geografia, contudo, a Tecnologia em questão busca propiciar uma experiência interdisciplinar para o aluno. Posto isto, a disciplina de Geografia é relacionada às de História e Artes. A fim de ajudar na elucidação dos conhecimentos são trazidos mais conceitos e conteúdos que colaborem no entendimento das regiões, não apenas como um espaço físico, mas como uma construção social e histórica, composta de múltiplos povos e culturas. Visto isso, são abordados conteúdos como a Formação do Povo Brasileiro, Escravização do Povo Negro, Povos Indígenas e Expressões Artísticas: Dança, Música, Cinema e Literatura. Os Temas Transversais são colocados como um eixo unificador da ação educativa, em torno do qual organizam-se as disciplinas. De modo que a abordagem do Afrofuturismo destaca-se como ponto importante de transversalidade, pois deve-se estimular nos alunos, de todos os níveis de ensino, o respeito ao próximo e despir-se de preconceitos. Tendo isto em vista, o negro, como um dos principais indivíduos a sofrer com a intolerância sistematizada do Brasil, vem como enfoque no jogo para mostrar uma visão diferenciada da qual se é mostrada e repetida pela sociedade, trazendo a contribuição da cultura afrodescendente no Brasil e como ela nos rodeia até os dias atuais. O Afrofuturismo, movimento estético, social e cultural que tende colocar a pessoa negra em uma perspectiva nova, sendo protagonista de seu próprio futuro, também está presente no jogo através das perguntas sobre capoeira, autores negros, ancestralidade, entre outros. Suas principais características são: ancestralidade, autonomia, futuro possível e tecnologia. A Tecnologia consiste em um tabuleiro humano, feito de TNT preto, amarelo e azul, medindo 2m X 2m totais, com desenho em E.V.A do mapa do Brasil, medindo 1m X 30 cm, centralizado no tabuleiro. Para a jogabilidade usam-se quarenta e cinco cartas com perguntas relacionadas às disciplinas e temas selecionados. As cartas são divididas em três níveis: fácil, médio e difícil, medindo 7cm X 11 cm. Os pinos do jogo são os próprios alunos do 5° ano. A Tecnologia deve ser utilizada após ministração da aula sobre as regiões brasileiras, nos horários de uma das disciplinas selecionadas, dentro de sala de aula, contando com tempo variável entre vinte e trinta minutos. O jogo passou por três testes, sendo modificado três vezes, com relação ao tamanho e número de cartas, para ajustes quanto ao tempo e ao nível de aprendizagem infantil. PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia Educacional; Regiões do Brasil; Afrofuturismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent332 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfrofuturismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegiões do Brasilpt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIA EDUCACIONAL CONHECENDO O BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePEDAGOGIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação para Relações Etnicorraciaispt_BR
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