Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Cristian da Costa e | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Samudio Pérez, Carlos Ariel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-16T18:27:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-16T18:27:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | ELETRICIDADE NO COTIDIANO -SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553813 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material didático apresentado na forma de produto educacional remete-se a uma sequência didática para o ensino de eletricidade na Educação de Jovens e Adultos e acompanha a dissertação de mestrado intitulada “Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos Três Momentos Pedagógicos” do autor Cristian da Costa e Silva, sob orientação do professor Dr. Carlos Ariel Samudio Perez. Esse estudo faz parte da linha de pesquisa de Fundamentos Teóricos-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Tendo em vista que os 3MP são uma metodologia inovadora, que utiliza para escolha da temática, as vivências dos estudantes, a mesma torna-se uma alternativa viável para promoção da aprendizagem de conceitos científicos para estudantes da EJA, que trazem consigo experiências de seu cotidiano que são arraigadas do senso comum. Essa metodologia permite um trabalho apoiado nessas experiências, no sentido do enriquecimento da aprendizagem dos estudantes. O presente trabalho tem como pretensão o uso da metodologia dos 3MP, que contribuam para o ensino de ciências voltado a esse público. Esse material didático, que foi elaborado para subsidiar as práticas pedagógicas de professores de Física do Ensino de Jovens e Adultos, tendo como proposta de trabalho de “Eletricidade no Cotidiano”, pautado na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, (1991). O presente estudo foi realizado através de uma nova perspectiva metodológica, a fim de abordar conteúdos de Física numa perspectiva inovadora. O material está disponível de forma livre, desde que referenciado, no portal eduCapes ou na página do PPGECM, apresentando ISSN para produtos educacionais de acordo com normas estabelecidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
Título: dc.title | ELETRICIDADE NO COTIDIANO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DA EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ELETRICIDADE NO COTIDIANO -SEQUÊNCIA DIDÁTICA.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553813/2/ELETRICIDADE NO COTIDIANO -SEQUÊNCIA DIDÁTICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons