Leitura e produção de textos na escola do campo e estação de ciências Margarete Cruz Perreira

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Wesley Pereira da-
Autor(es): dc.contributor.authorDelmaschio, Andréia Penha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-14T18:51:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-14T18:51:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherLeitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo: das vivências comunitárias às experiências escolares-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553803-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o desenvolvimento de sequências didáticas que dialogam com as práticas culturais da comunidade escolar e também com a área rural do município de Cariacica. Essa característica da pesquisa está pautada nas concepções de Freire (1997) acerca da importância da dialogicidade no processo educativo, em oposição ao método bancário de transmissão de conhecimento.Com base no conceito de interculturalidade, que foi desenvolvido por Fornet (2004), a pesquisa considerou o congo como resultado da convivência de diferentes culturas que se mesclaram. Seja no campo, na cidade, nas comunidades carentes ou em bairros de classe média, um aspecto importantíssimo do processo ensino-aprendizagem é relacionar o trabalho escolar com a vida dos discentes. O carnaval de congo de máscaras é um evento cultural importante, é a manifestação da cultura popular local e traz em si os traços locais, além de recuperar, como toda manifestação cultural, aspectos históricos, geográficos entre outros. A Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira encontra-se exatamente no local onde essa tradição é mais forte no município. Por outro lado, essa marca cultural é desprezada pelas práticas pedagógicas da grande maioria das instituições de ensino, a escassez de material específico para a utilização do congo nas atividades escolares pode ser um dos motivos para esse fato. Além disso, existe preconceito contra os representantes dessa manifestação cultural, em virtude de sua relação com a tradição de povos marginalizados. A pesquisa pretende, ainda, considerar a trilogia Terra-terra-território descrita por Lobino (2013), cuja centralidade é a agricultura familiar e a sustentabilidade como provocadores de práticas, leituras e produções, pois esta trilogia propõe uma perspectiva integradora do saber. As sequências didáticas foram realizadas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Como produto final, apresentamos o Circuito Cultural Gastronômico em forma de cartilha. Ele é o resultado das atividades de práticas de leitura e escrita realizadas. No Circuito, os alunos têm a oportunidade de compartilhar como público externo (visitantes) suas produções e saberes a partir da pesquisa.-
Tamanho: dc.format.extent47.235KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de leitura.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval do Congo de Máscaras-
Título: dc.titleLeitura e produção de textos na escola do campo e estação de ciências Margarete Cruz Perreira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letras-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentos-
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