Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Wesley Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Delmaschio, Andréia Penha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-14T18:51:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-14T18:51:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Leitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo: das vivências comunitárias às experiências escolares | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553803 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de sequências didáticas que dialogam com as práticas culturais da comunidade escolar e também com a área rural do município de Cariacica. Essa característica da pesquisa está pautada nas concepções de Freire (1997) acerca da importância da dialogicidade no processo educativo, em oposição ao método bancário de transmissão de conhecimento.Com base no conceito de interculturalidade, que foi desenvolvido por Fornet (2004), a pesquisa considerou o congo como resultado da convivência de diferentes culturas que se mesclaram. Seja no campo, na cidade, nas comunidades carentes ou em bairros de classe média, um aspecto importantíssimo do processo ensino-aprendizagem é relacionar o trabalho escolar com a vida dos discentes. O carnaval de congo de máscaras é um evento cultural importante, é a manifestação da cultura popular local e traz em si os traços locais, além de recuperar, como toda manifestação cultural, aspectos históricos, geográficos entre outros. A Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira encontra-se exatamente no local onde essa tradição é mais forte no município. Por outro lado, essa marca cultural é desprezada pelas práticas pedagógicas da grande maioria das instituições de ensino, a escassez de material específico para a utilização do congo nas atividades escolares pode ser um dos motivos para esse fato. Além disso, existe preconceito contra os representantes dessa manifestação cultural, em virtude de sua relação com a tradição de povos marginalizados. A pesquisa pretende, ainda, considerar a trilogia Terra-terra-território descrita por Lobino (2013), cuja centralidade é a agricultura familiar e a sustentabilidade como provocadores de práticas, leituras e produções, pois esta trilogia propõe uma perspectiva integradora do saber. As sequências didáticas foram realizadas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Como produto final, apresentamos o Circuito Cultural Gastronômico em forma de cartilha. Ele é o resultado das atividades de práticas de leitura e escrita realizadas. No Circuito, os alunos têm a oportunidade de compartilhar como público externo (visitantes) suas produções e saberes a partir da pesquisa. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 47.235KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de leitura. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carnaval do Congo de Máscaras | - |
Título: dc.title | Leitura e produção de textos na escola do campo e estação de ciências Margarete Cruz Perreira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Wesley.pdf | 47,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553803/2/Produto Educacional Wesley.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons