Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Danielly Francisco dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-11T12:16:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-11T12:16:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | OBRAS DE ARTE DO PERÍODO HOLANDÊS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL - PDF | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO DIDÁTICO - CDR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553685 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema as “obras de arte do período holandês no livro didático de história do ensino fundamental”. Seu objetivo foi compreender como o livro didático de História dos anos finais do Ensino Fundamental aborda obras de arte referentes ao período holandês no Brasil. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental que tomou como objeto de análise quatro livros didáticos de história, aprovados para o PNLD 2017. Analisamos os dois livros didáticos mais adotados e os dois menos adotados pelas escolas brasileiras. Buscamos identificar as relações entre a arte e a história, compreedendo a arte como narrativa histórica que conta sobre modos de vida; identificar e analisar as propostas de uso de obras referentes ao período holandês no Brasil em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental; e propor uma sequência didática com uso de obras do período holandês como recurso didático e como fonte histórica. Para atingir os objetivos da investigação traçamos um histórico sobre o Ensino de História com apoio em Fonseca, T. (2003); Anastasiou (1998); Viamonte (2011), entre outros. A análise das obras de arte referentes ao período holandês nos livros didáticos esteve apoiada nos estudos de Miranda e Luca (2004); Andrade (2013), Gasparello (2013), entre outros; Os resultados apontam que as obras de arte do período holandês são abordadas no livro didático de forma secundarizada, ora assumindo o lugar de recurso didático complementar, ora tendo presença apenas ilustrativa nos livros. Os resultados apontados pela pesquisa subsidiaram a elaboração de uma Sequência Didática para o ensino de história, apresentada por meio de um caderno didático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,5 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte holandesa no Brasil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagens e narrativas históricas | pt_BR |
Título: dc.title | Obras de Arte do Período Holandês no Livro Didático de História no Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Obras de Arte nos livros didáticos_período holandes - Danielly Francisco_ProfHistoria.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2019 | 2,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553685/1/Obras de Arte nos livros didáticos_período holandes - Danielly Francisco_ProfHistoria.pdfDownload |
caderno didático_Dany francisco.cdr.pdf | Caderno Didático Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2019 | 12,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553685/2/caderno didático_Dany francisco.cdr.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: