Obras de Arte do Período Holandês no Livro Didático de História no Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Danielly Francisco dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-11T12:16:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-11T12:16:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherOBRAS DE ARTE DO PERÍODO HOLANDÊS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL - PDFpt_BR
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DIDÁTICO - CDRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553685-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema as “obras de arte do período holandês no livro didático de história do ensino fundamental”. Seu objetivo foi compreender como o livro didático de História dos anos finais do Ensino Fundamental aborda obras de arte referentes ao período holandês no Brasil. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental que tomou como objeto de análise quatro livros didáticos de história, aprovados para o PNLD 2017. Analisamos os dois livros didáticos mais adotados e os dois menos adotados pelas escolas brasileiras. Buscamos identificar as relações entre a arte e a história, compreedendo a arte como narrativa histórica que conta sobre modos de vida; identificar e analisar as propostas de uso de obras referentes ao período holandês no Brasil em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental; e propor uma sequência didática com uso de obras do período holandês como recurso didático e como fonte histórica. Para atingir os objetivos da investigação traçamos um histórico sobre o Ensino de História com apoio em Fonseca, T. (2003); Anastasiou (1998); Viamonte (2011), entre outros. A análise das obras de arte referentes ao período holandês nos livros didáticos esteve apoiada nos estudos de Miranda e Luca (2004); Andrade (2013), Gasparello (2013), entre outros; Os resultados apontam que as obras de arte do período holandês são abordadas no livro didático de forma secundarizada, ora assumindo o lugar de recurso didático complementar, ora tendo presença apenas ilustrativa nos livros. Os resultados apontados pela pesquisa subsidiaram a elaboração de uma Sequência Didática para o ensino de história, apresentada por meio de um caderno didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,5 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte holandesa no Brasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens e narrativas históricaspt_BR
Título: dc.titleObras de Arte do Período Holandês no Livro Didático de História no Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos