Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Ivone Lino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-04T18:09:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-04T18:09:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Metáfora - Uma estratégia para o aperfeiçoamento da interpretação: sequência didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar a metáfora como uma via para potencializar o processo de interpretação de textos, quer seja do texto literário ou de outros textos com os quais nos deparamos no cotidiano. A pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), da área de concentração única Linguagens e Letramentos, pertencendo à linha de pesquisa Leitura e produção textual: diversidade social e prática docente. Este empreendimento justifica-se por contribuir para as reflexões sobre um importante tema no ensino de Linguagens, a compreensão e interpretação de texto. Trabalhamos com a hipótese de que a metáfora seja uma eficiente ferramenta para ampliar as possibilidades interpretativas, potencializando a interpretação do texto. Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de oficinas aplicadas em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Araribóia, no município de Pancas, Espírito Santo. O trabalho tem como referencial teórico importantes nomes na área de compreensão e interpretação, como Rojo (2004), Leffa (2012), Eco (2012) e Dascal (2006). Para falar sobre metáfora temos em Lakoff e Johnson (2003), nosso principal aporte teórico, recorrendo também a Eco (2012). Como produto final dessa pesquisa, produzimos uma sequência didática sobre a utilização da metáfora em atividades de interpretação, destinada a professores do ensino básico, na expectativa de que seja um instrumento útil para o trabalho em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.888KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | pt_BR |
Título: dc.title | Metáfora conceptual - uma estratégia para o desenvolvimento da interpretação. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional _Ivone.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553525/3/Produto Educacional _Ivone.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons