Metáfora conceptual - uma estratégia para o desenvolvimento da interpretação.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Ivone Lino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-04T18:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-04T18:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherMetáfora - Uma estratégia para o aperfeiçoamento da interpretação: sequência didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553525-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a metáfora como uma via para potencializar o processo de interpretação de textos, quer seja do texto literário ou de outros textos com os quais nos deparamos no cotidiano. A pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), da área de concentração única Linguagens e Letramentos, pertencendo à linha de pesquisa Leitura e produção textual: diversidade social e prática docente. Este empreendimento justifica-se por contribuir para as reflexões sobre um importante tema no ensino de Linguagens, a compreensão e interpretação de texto. Trabalhamos com a hipótese de que a metáfora seja uma eficiente ferramenta para ampliar as possibilidades interpretativas, potencializando a interpretação do texto. Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de oficinas aplicadas em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Araribóia, no município de Pancas, Espírito Santo. O trabalho tem como referencial teórico importantes nomes na área de compreensão e interpretação, como Rojo (2004), Leffa (2012), Eco (2012) e Dascal (2006). Para falar sobre metáfora temos em Lakoff e Johnson (2003), nosso principal aporte teórico, recorrendo também a Eco (2012). Como produto final dessa pesquisa, produzimos uma sequência didática sobre a utilização da metáfora em atividades de interpretação, destinada a professores do ensino básico, na expectativa de que seja um instrumento útil para o trabalho em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.888KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCompreensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterpretaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetáforapt_BR
Título: dc.titleMetáfora conceptual - uma estratégia para o desenvolvimento da interpretação.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons