Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Sheila Almeida de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Duarte Neto, José Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-26T19:55:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-26T19:55:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Inclusão de Produto Educacional na Plataforma Educapes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553345 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir dos resultados encontrados na pesquisa do mestrado, foi elaborado como Produto Educacional, uma Proposta de Gestão Democrática Escolar, constituída de diretrizes, princípios, formas de participação e dos principais benefícios que poderão advir de sua aplicação para a melhoria da relação entre os atores dentro da escola e com a comunidade externa na luta por uma sociedade mais democrática. A partir do modelo oferecido pela proposta, as escolas, considerando suas particularidades, necessidades e desafios, podem implantar ou fortalecer, mediante a autonomia existente, a prática democrática em seus espaços, nos quais, de forma coletiva, haja indicação das mudanças necessárias e das ações a serem realizadas para atingi-las, formando cidadãos propositores das melhores alternativas. Neste sentido, a proposta apresenta direcionamentos para o estabelecimento de uma nova cultura na gestão escolar, que questiona as atividades antidemocráticas existentes, orientando práticas pautadas na democracia, ao dissertar sobre atitudes e valores que deem importância para o coletivo. Adquire, portanto, um papel formativo ao definir os atores escolares como parte essencial no processo, além de ajudar a identificar e avaliar os pontos positivos e os que ainda necessitam de mudanças nas gestões das instituições de ensino para o exercício político democrático. Assim sendo, as modificações sugeridas para a gestão da escola atingem, diretamente, a construção de uma nova sociedade, o aprendizado político é para a vida: resulta em pessoas com opiniões críticas e que respeitam as diversidades, tornando a educação escolar promotora da justiça social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 774KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento Estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Cidadã | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Proposta de Gestão Democrática Escolar.pdf | 774,16 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553345/2/Proposta de Gestão Democrática Escolar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons