PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Sheila Almeida de-
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte Neto, José Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-26T19:55:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-26T19:55:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-28-
identificador: dc.identifier.otherInclusão de Produto Educacional na Plataforma Educapespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553345-
Resumo: dc.description.abstractA partir dos resultados encontrados na pesquisa do mestrado, foi elaborado como Produto Educacional, uma Proposta de Gestão Democrática Escolar, constituída de diretrizes, princípios, formas de participação e dos principais benefícios que poderão advir de sua aplicação para a melhoria da relação entre os atores dentro da escola e com a comunidade externa na luta por uma sociedade mais democrática. A partir do modelo oferecido pela proposta, as escolas, considerando suas particularidades, necessidades e desafios, podem implantar ou fortalecer, mediante a autonomia existente, a prática democrática em seus espaços, nos quais, de forma coletiva, haja indicação das mudanças necessárias e das ações a serem realizadas para atingi-las, formando cidadãos propositores das melhores alternativas. Neste sentido, a proposta apresenta direcionamentos para o estabelecimento de uma nova cultura na gestão escolar, que questiona as atividades antidemocráticas existentes, orientando práticas pautadas na democracia, ao dissertar sobre atitudes e valores que deem importância para o coletivo. Adquire, portanto, um papel formativo ao definir os atores escolares como parte essencial no processo, além de ajudar a identificar e avaliar os pontos positivos e os que ainda necessitam de mudanças nas gestões das instituições de ensino para o exercício político democrático. Assim sendo, as modificações sugeridas para a gestão da escola atingem, diretamente, a construção de uma nova sociedade, o aprendizado político é para a vida: resulta em pessoas com opiniões críticas e que respeitam as diversidades, tornando a educação escolar promotora da justiça social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent774KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão Democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimento Estudantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Cidadãpt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
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