PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA FÍSICA NOS DIVERSOS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAparecida Costa, Fátima-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins Vallim, Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos Claudino, Guilherme-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes Batista, Bruno-
Autor(es): dc.contributor.authorLisboa da Silva Filho, Jeovanes-
Autor(es): dc.contributor.authorChalega Lima, Maria das Graças-
Autor(es): dc.contributor.authorCorreia Lima, Mirian Stefani-
Autor(es): dc.contributor.authorJardim Rodrigues, Walter Luiz-
Autor(es): dc.contributor.authorXavier Ferreira, Adivan-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos Araújo, Yasmim-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa Santos, Viviane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-23T01:19:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-23T01:19:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553165-
Resumo: dc.description.abstractEssa coletânea reuniu capítulos de temáticas do Ensino de Geografia Física a partir de análises e aplicações voltadas ao ensino da ciência geográfica nos níveis básico e superior. A proposta de sua construção se pautou na intenção de resgatar as atuações dessa temática em nível de cotidiano. Demonstrando que as discussões feitas em âmbito da geografia física não se remetem apenas a discussões extremamente conceituais e técnicas, mas destaca a relevância de se resgatar a necessidade do entendimento que tais elementos visam contribuir para que a sociedade compreenda a real preocupação com os notórios e contínuos problemas ambientais. Sendo que cada vez mais esses problemas atingem os grupos sociais locais, bem como a sociedade global como um todo. Cada uma com sua escala de desgaste. Uma vez que os impactos ambientais não têm fronteiras, pois quanto maior o poder de uso dos recursos naturais e transformação dos elementos da paisagem, maiores serão as degradações da mesma, levando em consideração que vivemos em um sistema, e que por esse motivo independente de quem degrada mais ou menos, o aumento nesse grau de degradação irá ser sentido por todos que compõem esse sistema chamado Terra. Dessa forma, essa coletânea busca ainda deixar a mensagem de que os geógrafos físicos precisam revelar para a sociedade que não vieram para dar continuidade à visão de que a Geografia Física enquanto ensino é algo a se decorar, mas tirar as vendas da sociedade para que esta enxergue que nossos ensinamentos, teorias e conceitos estão relacionados diretamente a sua moradia, as suas doenças, suas ruas, seu lazer, seu desconforto térmico, as suas enchentes, as grandes catástrofes e etc. Esses são apenas alguns conteúdos da geografia física em nosso dia a dia. Como podemos perceber, a geografia física encontra-se intrinsicamente ligada à vida de cada um de nós enquanto cidadão.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectgeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgeografia físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA FÍSICA NOS DIVERSOS NÍVEIS DE EDUCAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons