Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Aparecida Costa, Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins Vallim, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos Claudino, Guilherme | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes Batista, Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lisboa da Silva Filho, Jeovanes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Chalega Lima, Maria das Graças | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Correia Lima, Mirian Stefani | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jardim Rodrigues, Walter Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier Ferreira, Adivan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos Araújo, Yasmim | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa Santos, Viviane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-23T01:19:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-23T01:19:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-22 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa coletânea reuniu capítulos de temáticas do Ensino de Geografia Física a partir de análises e aplicações voltadas ao ensino da ciência geográfica nos níveis básico e superior. A proposta de sua construção se pautou na intenção de resgatar as atuações dessa temática em nível de cotidiano. Demonstrando que as discussões feitas em âmbito da geografia física não se remetem apenas a discussões extremamente conceituais e técnicas, mas destaca a relevância de se resgatar a necessidade do entendimento que tais elementos visam contribuir para que a sociedade compreenda a real preocupação com os notórios e contínuos problemas ambientais. Sendo que cada vez mais esses problemas atingem os grupos sociais locais, bem como a sociedade global como um todo. Cada uma com sua escala de desgaste. Uma vez que os impactos ambientais não têm fronteiras, pois quanto maior o poder de uso dos recursos naturais e transformação dos elementos da paisagem, maiores serão as degradações da mesma, levando em consideração que vivemos em um sistema, e que por esse motivo independente de quem degrada mais ou menos, o aumento nesse grau de degradação irá ser sentido por todos que compõem esse sistema chamado Terra. Dessa forma, essa coletânea busca ainda deixar a mensagem de que os geógrafos físicos precisam revelar para a sociedade que não vieram para dar continuidade à visão de que a Geografia Física enquanto ensino é algo a se decorar, mas tirar as vendas da sociedade para que esta enxergue que nossos ensinamentos, teorias e conceitos estão relacionados diretamente a sua moradia, as suas doenças, suas ruas, seu lazer, seu desconforto térmico, as suas enchentes, as grandes catástrofes e etc. Esses são apenas alguns conteúdos da geografia física em nosso dia a dia. Como podemos perceber, a geografia física encontra-se intrinsicamente ligada à vida de cada um de nós enquanto cidadão. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | geografia física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA FÍSICA NOS DIVERSOS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
coletânea PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553165/2/coletânea PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons