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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Loami Albuquerque Gama | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-12T19:06:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-12T19:06:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | O protagonismo juvenil como suporte para cidadania: uma proposta de disciplina eletiva em história para escola plena em Mato Grosso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552985 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação em seus diferentes níveis é reflexo da gestão institucional e coparticipação da sociedade, família e Estado. Aos três níveis de coparticipação o professor de História assume a sua responsabilidade como agente “mediador” para educação e promoção de uma educação pública, gratuita e laica de qualidade. Os diferentes modelos de família se convergem no espaço público escolar, e fica sob responsabilidade do Estado promover uma proposta de ensino que no mínimo atenda para o exercício pleno da cidadania. O ensino de História, nesse contexto, pode assumir potencializar o diálogo crítico dos estudantes com a sua realidade sociocultural em perspectiva histórica, tendo as temáticas sensíveis da História do Brasil como locus privilegiado de leitura de mundo. Diante dos desafios estruturais do século XXI, os modelos tradicionais de ensino estão postos em cheque e o Estado brasileiro pretende “inovar” o ensino com a proposta do Novo Ensino Médio, editada por medida provisória desconsiderando os diferentes sujeitos da educação. Na perspectiva de uma educação integral para estudantes, em consonância com esse projeto, é implantado a partir de 2016 em Mato Grosso as “escolas plenas”, com uma metodologia se propõe a efetivar um ensino inovador para a escola média. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é fazer uma reflexão sobre a reforma curricular de História na escola média na contemporaneidade a partir das noções de protagonismo juvenil, identidade estudantil e cidadania. Como resultado dessa análise, apresenta-se uma proposta de disciplina eletiva para escolas plenas em Mato Grosso, com a finalidade de oportunizar espaços de debates e tomadas de decisões, favorecendo o protagonismo estudantil dentro das questões apresentadas pelo ensino de História no Ensino Médio. Almeja-se contribuir para a formação crítica desses jovens com base na percepção do sentido político da participação social dos estudantes e na proposição de ações coletivas em sua unidade educacional de representatividade e participação. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Plena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo Juvenil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Título: dc.title | O protagonismo juvenil como suporte para cidadania: uma proposta de disciplina eletiva em história para escola plena em Mato Grosso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Loami Albuquerque Gama Lopes.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552985/2/Loami Albuquerque Gama Lopes.pdfDownload |
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