O entorno da Vale-SA na perspectiva da cidade educativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFrois, Israel-
Autor(es): dc.contributor.authorDella, Sandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-09T13:29:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-09T13:29:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO entorno da Vale S.A na perspectiva do direito á cidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552906-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza e critica as dinâmicas ambientais entre a Vale S.A. e o seu entorno, em especial no que tange à emissão do “pó preto”, com o intuito de transformar essa problematização em subsídio para elaboração de material educativo compartilhado e avaliado em formação de professores da educação básica, orientada pelos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Assim, busca responder: como o entorno da Vale S.A., na perspectiva do direito à cidade, revela e/ou oculta problemas socioambientais decorrentes das atividades dessa empresa?Para tanto, adota referenciais teóricos firmados no materialismo histórico e dialético, mais diretamente relacionados ao direito à cidade a partir de Lefebvre, à produção capitalista do espaço a partir de Harvey, ao pensamento ecológico em Marx discutido por Foster e à concepção de uma Educação ambiental crítica desenvolvida em especial por Loureiro. Toma como fontes de dados documentos, relatórios, estudos e registros históricos relacionados à empresa e a sua atuação no Espírito Santo, além de visitas individuais e coletivas feitas no entorno da Vale S.A. A partir desta prospecção histórica dos acontecimentos político-econômicos desde a fundação da CVRD até os processos políticos mais contemporâneos na atuação da empresa em Vitória/ES, constataram-se diversas contradições relacionadas à estratégia global de acumulação; à participação da empresa em financiamento de campanhas;às CPIs e acordos suspeitos; e às diversas falhas metabólicas objetivadas na orla de Camburi, relacionadas direta e indiretamente às atividades econômicas e poluidoras da Vale S.A.Tais dados subsidiaram uma pesquisa intervenção com ações colaborativas por meio de curso de formação continuada de professores de escolas públicas situadas na região metropolitana da Grande Vitória/ES, pautada nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Nesse momento, os docentes participantes validaram e contribuíram com a reformulação do produto educativo elaborado.A avaliação dos cursistas revelou o elevado grau de satisfação quanto a metodologia, os conteúdos desenvolvidos e a criticidade do curso. Além disso,os docentes expressaram suas inspirações e possibilidades catárticas provocadas pela formação. Este estudo abre caminho para outras possibilidades de pesquisas e projetos de intervenção, pois são muitas as contradições objetivadas no espaço urbano do Estado do Espírito Santo. Desenterrar estas contradições por meio de pesquisas, propor novos circuitos formativos, estabelecer diálogos para uma práxis crítica e transformadora no campo dos movimentos socioambientais são alguns dos desafios lançados.Palavras-Chave: Educação Ambiental Crítica. Pedagogia Histórico Crítica. Vale S.A. Formação de Professores. Direito à cidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,71 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVale S.Apt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireito à cidadept_BR
Título: dc.titleO entorno da Vale-SA na perspectiva da cidade educativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons