Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Quezada, Sidnei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-11T12:04:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-11T12:04:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Abordagem da temática de relações ético-raciais na sala de aula dos anos iniciais na perspectiva Freiriana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552892 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos didático-metodológicos de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, para abordar temáticas étnico-raciais a partir de uma prática pedagógica libertadora associada à metodologia de mediação dialética. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre uma intervenção escolar, cujos dados foram produzidos a partir de observações, relatos escritos, rodas de conversa e fotografias. A prática pedagógica foi desenvolvida em uma escola por meio de um projeto escolar denominado “Coloridos”, envolvendo 26 estudantes do ensino fundamental da cidade de Serra – Espírito Santo, Brasil. A análise metodológica evidenciou a articulação de três perspectivas de ensino, isto é, as questões sociofilosóficas da pedagogia e da filosofia da libertação, a educação para as relações étnico-raciais e a metodologia da mediação dialética. O estudo foi desenvolvido com base em Gomes (2002, 2003, 2017), Hall (2003, 2015), Cavalleiro (2010), Freire (1987, 2000), Dussel, Solino e Gehlen (2014), Arnoni (2012), Correia e Carvalho (2012) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013). Como resultado deste estudo, foi produzido um caderno pedagógico para o Ensino de Humanidades, a fim de servir como material orientador na abordagem de temáticas afrodescendentes em sala de aula, no contexto das séries iniciais do ensino fundamental I, visando à valorização racial e o rompimento com discursos racistas e preconceituosos, proporcionando uma vivência interdisciplinar e transdisciplinar que fomente interesse histórico e autoconhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,87 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem temática freiriana | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagem da temática de relações ético-raciais na sala de aula dos anos iniciais na perspectiva Freiriana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCAS, Juliana Melo.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552892/2/LUCAS, Juliana Melo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons