Abordagem da temática de relações ético-raciais na sala de aula dos anos iniciais na perspectiva Freiriana

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, Juliana-
Autor(es): dc.contributor.authorQuezada, Sidnei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T12:04:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T12:04:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherAbordagem da temática de relações ético-raciais na sala de aula dos anos iniciais na perspectiva Freirianapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552892-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos didático-metodológicos de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, para abordar temáticas étnico-raciais a partir de uma prática pedagógica libertadora associada à metodologia de mediação dialética. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre uma intervenção escolar, cujos dados foram produzidos a partir de observações, relatos escritos, rodas de conversa e fotografias. A prática pedagógica foi desenvolvida em uma escola por meio de um projeto escolar denominado “Coloridos”, envolvendo 26 estudantes do ensino fundamental da cidade de Serra – Espírito Santo, Brasil. A análise metodológica evidenciou a articulação de três perspectivas de ensino, isto é, as questões sociofilosóficas da pedagogia e da filosofia da libertação, a educação para as relações étnico-raciais e a metodologia da mediação dialética. O estudo foi desenvolvido com base em Gomes (2002, 2003, 2017), Hall (2003, 2015), Cavalleiro (2010), Freire (1987, 2000), Dussel, Solino e Gehlen (2014), Arnoni (2012), Correia e Carvalho (2012) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013). Como resultado deste estudo, foi produzido um caderno pedagógico para o Ensino de Humanidades, a fim de servir como material orientador na abordagem de temáticas afrodescendentes em sala de aula, no contexto das séries iniciais do ensino fundamental I, visando à valorização racial e o rompimento com discursos racistas e preconceituosos, proporcionando uma vivência interdisciplinar e transdisciplinar que fomente interesse histórico e autoconhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,87pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem temática freirianapt_BR
Título: dc.titleAbordagem da temática de relações ético-raciais na sala de aula dos anos iniciais na perspectiva Freirianapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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