Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ritter-Pimenta, Silvia Jacinta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-11T02:44:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-11T02:44:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Percepções sobre a questão agrária entre alunos do ensino médio de uma escola técnica federal do estado de Mato Grosso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552891 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o presente trabalho objetivou-se analisar as percepções históricas que os estudantes do Ensino Médio de uma instituição federal de educação em Mato Grosso têm sobre a questão agrária brasileira. O trabalho discute a questão agrária na historiografia e no ensino de História; analisa a questão agrária no livro didático de História do 3º ano do Ensino Médio; e constrói uma proposta de intervenção na perspectiva da Educação Histórica. Teoricamente a investigação está sustentada nos critérios para análise de livros didáticos construídos por Rüsen (2010) e na perspectiva de investigação em Educação Histórica de Barca (2006; 2012; 2014). Organizado em três capítulos, no primeiro é realizada uma revisão de literatura sobre a questão agrária. No segundo, analisa-se a presença da questão agrária no Ensino de História no livro didático do 3º ano do Ensino Médio utilizado pelos sujeitos da investigação. E no terceiro foram analisados os resultados do questionário aplicado, e partindo das ideias históricas dos alunos construídas duas propostas de intervenção a partir da metodologia de investigação em Educação Histórica. Os resultados permitem inferir que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio apresentaram poucas ideias históricas acerca da questão agrária, enquanto que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio demonstraram uma progressão nas ideias históricas, o que permite compreender a importância do Ensino de História. Ainda pode-se verificar que os estudantes investigados reconhecem o livro didático como fonte de informação importante. Todavia, a progressão quantitativa do 1º para o 3º ano não representou uma melhora significativa nas ideias históricas dos alunos. Por este motivo, compreendemos que a proposta de intervenção na perspectiva da Educação Histórica representa uma possibilidade de acréscimo de sentido nas ideias históricas dos alunos do Ensino Médio. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e Práticas no Espaço Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | Percepções sobre a questão agrária entre alunos do ensino médio de uma escola técnica federal do estado de Mato Grosso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Silvia_J._Ritter-Pimenta.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552891/2/Dissertação_Silvia_J._Ritter-Pimenta.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons