Percepções sobre a questão agrária entre alunos do ensino médio de uma escola técnica federal do estado de Mato Grosso

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRitter-Pimenta, Silvia Jacinta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T02:44:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T02:44:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPercepções sobre a questão agrária entre alunos do ensino médio de uma escola técnica federal do estado de Mato Grossopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552891-
Resumo: dc.description.abstractCom o presente trabalho objetivou-se analisar as percepções históricas que os estudantes do Ensino Médio de uma instituição federal de educação em Mato Grosso têm sobre a questão agrária brasileira. O trabalho discute a questão agrária na historiografia e no ensino de História; analisa a questão agrária no livro didático de História do 3º ano do Ensino Médio; e constrói uma proposta de intervenção na perspectiva da Educação Histórica. Teoricamente a investigação está sustentada nos critérios para análise de livros didáticos construídos por Rüsen (2010) e na perspectiva de investigação em Educação Histórica de Barca (2006; 2012; 2014). Organizado em três capítulos, no primeiro é realizada uma revisão de literatura sobre a questão agrária. No segundo, analisa-se a presença da questão agrária no Ensino de História no livro didático do 3º ano do Ensino Médio utilizado pelos sujeitos da investigação. E no terceiro foram analisados os resultados do questionário aplicado, e partindo das ideias históricas dos alunos construídas duas propostas de intervenção a partir da metodologia de investigação em Educação Histórica. Os resultados permitem inferir que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio apresentaram poucas ideias históricas acerca da questão agrária, enquanto que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio demonstraram uma progressão nas ideias históricas, o que permite compreender a importância do Ensino de História. Ainda pode-se verificar que os estudantes investigados reconhecem o livro didático como fonte de informação importante. Todavia, a progressão quantitativa do 1º para o 3º ano não representou uma melhora significativa nas ideias históricas dos alunos. Por este motivo, compreendemos que a proposta de intervenção na perspectiva da Educação Histórica representa uma possibilidade de acréscimo de sentido nas ideias históricas dos alunos do Ensino Médio.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e Práticas no Espaço Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Título: dc.titlePercepções sobre a questão agrária entre alunos do ensino médio de uma escola técnica federal do estado de Mato Grossopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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