
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fabiano Viana Andade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-06T22:39:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-06T22:39:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação.fabiano.versãocorrigida | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552834 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo problematizar o conflito cultural existente no ambiente escolar a partir dos desafios e possibilidades do uso do aparelho celular e comunicação em rede como forma de ressignificar metodologias de ensino de História, considerando, sobretudo, a incompatibilidade dos novos meios de comunicação e o tradicional sistema de ensino. Para tanto, buscou-se pensar um modelo de ensino sob a perspectiva do conceito de rizoma, trabalhando os princípios rizomáticos, não para convertê-los em modelo, mas para que sirva de apontamento dentro de um percurso de erros e acertos que visa romper com a crise educacional elucidada por diversos pensadores da atualidade. Para cumprir com o objetivo, a coleta de dados contou com a execução de grupo focal com discentes e docentes, além de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas que tiveram como finalidade investigar importantes elementos que envolvem o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na disciplina de História. Alguns resultados apontam para a necessidade de melhor formação pedagógica para o uso das TDIC no ensino, além das vantagens do uso do aparelho celular, um objeto de uso pessoal e completamente presente na sala de aula. Concluise que a educação rizomática atinge, ao fazer uso das TDIC, uma possibilidade de reorganização das instituições e dos saberes, longe de ser uma certeza, mas sim um campo de experimentações inéditas e aprendizados singulares. A leitura através do prisma rizomático aponta caminhos no sentido de uma possível recodificação do modelo existente num modelo de ensino que funcione a partir de múltiplas conexões, capaz de tecer outras realidades, considerando as mais diversas fontes de comunicação existentes e respeitando, sobretudo, a diversidade e o movimento cultural vivenciado por docentes e discentes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 630kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; TDIC; Rizoma; Cultura escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | Cultura Escolar e Cultura Digital: o desafio do ensino de História na rede pública estadual do RJ | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| dissertacao.fabiano.versao corrigida.maio.pdf | 629.66 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552834/1/dissertacao.fabiano.versao corrigida.maio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: