Cultura Escolar e Cultura Digital: o desafio do ensino de História na rede pública estadual do RJ

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFabiano Viana Andade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-06T22:39:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-06T22:39:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertação.fabiano.versãocorrigidapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552834-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo problematizar o conflito cultural existente no ambiente escolar a partir dos desafios e possibilidades do uso do aparelho celular e comunicação em rede como forma de ressignificar metodologias de ensino de História, considerando, sobretudo, a incompatibilidade dos novos meios de comunicação e o tradicional sistema de ensino. Para tanto, buscou-se pensar um modelo de ensino sob a perspectiva do conceito de rizoma, trabalhando os princípios rizomáticos, não para convertê-los em modelo, mas para que sirva de apontamento dentro de um percurso de erros e acertos que visa romper com a crise educacional elucidada por diversos pensadores da atualidade. Para cumprir com o objetivo, a coleta de dados contou com a execução de grupo focal com discentes e docentes, além de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas que tiveram como finalidade investigar importantes elementos que envolvem o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na disciplina de História. Alguns resultados apontam para a necessidade de melhor formação pedagógica para o uso das TDIC no ensino, além das vantagens do uso do aparelho celular, um objeto de uso pessoal e completamente presente na sala de aula. Concluise que a educação rizomática atinge, ao fazer uso das TDIC, uma possibilidade de reorganização das instituições e dos saberes, longe de ser uma certeza, mas sim um campo de experimentações inéditas e aprendizados singulares. A leitura através do prisma rizomático aponta caminhos no sentido de uma possível recodificação do modelo existente num modelo de ensino que funcione a partir de múltiplas conexões, capaz de tecer outras realidades, considerando as mais diversas fontes de comunicação existentes e respeitando, sobretudo, a diversidade e o movimento cultural vivenciado por docentes e discentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent630kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; TDIC; Rizoma; Cultura escolarpt_BR
Título: dc.titleCultura Escolar e Cultura Digital: o desafio do ensino de História na rede pública estadual do RJpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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